sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Principal peça do xadrez oposição reconduz Nego de Servir à Presidência da Câmara de Conceição

Vitoriosos: Roberto, Raimundo, Nego, Marcílio e Valdemir
Em matéria que publicamos no último domingo (14) pontuavamos que a bancada de oposição na Câmara Municipal de Conceição seria novamente a fiel da balança na eleição da Mesa Diretora, para o biênio 2011/2012. Na oportunidade elencamos que os três votos dos tucanos: Marcílio Larcerda, Raimundo Araújo e Valdemir Berto, seriam a cartada para manter ou eleger um novo comando na Casa. E assim aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) quando o atual presidente Nego de Servir (PMDB) foi reeleito.
A composição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012 ficou assim definida: Ronildo Leite, mais conhecido como Nego de Servir (Presidente), Marcílio Lacerda (Vice-Presidente), Raimundo Araújo (1º Secretário) e Valdemir Berto (2º Secretário). A chapa ainda contou com o voto do vereador Roberto e Chicó. Com relação à atual formação a mudança se deu na troca de Valdemir (de 1º para 2º Secretário) e na exclusão de Nena Martins (que ocupa até 31 de dezembro a 2ª Secretaria).
Quando todos imaginavam que ele estaria "fora do jogo" eis que Nego articulou bem, nos bastidores, manteve-se tranquilho e assistiu "de camarote" as jogadas em curso articuladas dentro da base de situação, da qual faz (ou fazia) parte. Nego deparou-se há duas semanas com duas candidaturas na mesa: a de Sales Lima (PSB) e a de Nena Martins (PPS), eleita 2ª secretária junto com Nego em janeiro de 2009. Apesar de ter registrado o nome na última quarta-feira (17) Nena renunciou à postulação, tal como Sales, em prol de outro nome: Stherlan Emanuel (PCdoB).
Stherlan (na tribuna), se fazendo estrategicamente de "expectador" durante o processo eleitoral na Câmara Municipal registrou o nome e decidiu enfrentar Nego. Para tanto já contava com os votos de Nena, Sales e Vicente, precisando de apenas mais um voto para chegar ao objetivo. Estava pronta a chapa que contava com o aval da prefeita Vani Braga (PMDB). Em janeiro de 2009, Vani apoiou Nego conseguindo sua eleição após intervenção do irmão, deputado federal Wilson Braga, pela retirada da postulação de Nena. No entanto, a oposição de então, liderada pelo vereador Marcílio, foi preponderante para a vitória de Nego.
Situação: Sales, Nena, Stherlan e Vicente
Só que agora Nego se viu sem as bençãos da bancada situacionista e foi garantido no cargo depois de costurar a manutenção do apoio dos tucanos. Se entendeu bem com um articulador de mão cheia, o tucano Marcílio Larceda. Ou seja, como frisamos domingo passado houve polêmica, suspense e surpresas, ingredientes que não devem faltar nesse enredo. Com a garantia dos três votos do PSDB coube a Nego apenas assegurar o voto de Roberto de Chicó (PSB), que já tinha compromisso com o atual presidente.
Porém, a recondução de Nego ao comando da Casa vislumbra uma forte perspectiva de união deste com a oposição local visando as eleições municipais de 2012, quando o agrupamento captaneado por Nilson Lacerda (PSDB) e pelo ex-prefeito João Deon Diniz (PSB) terá possibilidade de formatar fortemente a busca pelo poder local. Em 2008, Nilson perdeu a eleição por apenas cinquenta votos para a atual prefeita Vani Braga.
Vamos aguardar os acontecimentos até lá...
O advogado Dr. Marcílio auxiliou os trabalhos juridicos da sessão
Momento da contagem dos votos

Nenhum comentário: