terça-feira, 24 de maio de 2011

PBTur negocia venda de hotéis; prédios em Itaporanga, Piancó e Conceição estão na relação

Os 10 hotéis do Governo do Estado, administrados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), serão privatizados e quatro deles já estão na fase de elaboração de documentos: Álvaros Hotel, em Serra Branca; Hotel Bruxaxá, em Areia; Grande Hotel, em Monteiro e Estância Termal de Brejo das Freiras, na cidade de São João do Rio do Peixe. Quatro grupos hoteleiros da Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo já manifestaram interesse em comprar o Bruxaxá. Até o final da semana, a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) entregará o relatório com o valor de mercado dos imóveis que serão vendidos através de processo de licitação pública.
Hotel Pousada do Vale, em Conceição, foi cedido à PM para ser sede de Cia
Apenas sete dos 10 imóveis estão funcionando. Um deles é administrado diretamente pela PBTur (Estância Termal do Brejo as Freiras), outro foi cedido à 3ª Companhia de Polícia Militar de Conceição (foto acima) e os outros cinco funcionam com termo de permissão de uso em comodato com as prefeituras. Dos desativados, dois estão fechados (Bruxaxá e Grande Hotel) e, outro, por estar abandonado há mais de 10 anos, restaram apenas as ruínas (Princesa Hotel).
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a privatização dos hotéis trará lucro ao governo do Estado, principalmente na região do Brejo, que, segundo ela, é a que mais desenvolve o potencial turístico no Estado. “Prejuízo o Estado está tendo agora para mantê-los. O governo tem que custear as prioridades básicas. Os hotéis, quem têm que administrar é iniciativa privada. Por isso, venda dos hotéis é uma meta do Governo do Estado”, afirmou a dirigente da estatal.
Dos cinco termos de permissão de uso concedidos pelo Governo do Estado para o funcionamento dos hotéis, apenas três estão em dia: Hotel Santa Luzia, em Santa Luzia; Hotel Pedra do Reino, em Taperoá; e Hotel Pedra Bonita, em Itaporanga. De acordo com o contrato, os permissionários têm que pagar R$ 350 mensais pelo uso do hotel. “É uma cobrança simbólica, mas tem pessoas que não pagam há anos”, disse Ruth Avelino.
A presidente da PBTur ressaltou que os permissionários só começaram a regularizar sua situação porque o governo do Estado enviou cobrança para todos desde o início do ano. “Não se pode deixar um bem público sendo explorado sem dar retorno para o Estado, para que possa aplicar em benfeitorias. Eu posso ter que responder em juízo e ser multada se essa situação não for regularizada. Além disso, pode ser gerada alguma complicação junto aos órgãos que fiscalizam o Estado, como o Tribunal de Contas”, enfatizou.
Segundo Ruth Avelino, o Hotel Pedra Bonita atualizou os débitos, o Hotel Pedra do Reino começou a pagar e o Hotel Santa Luzia fez um acordo de encontro de contas por causa de reformas feitas no prédio. “O Governo do Estado quer vender para que os hotéis tenham finalidade adequada. Serão vendidos para os empresários que entendam do setor. Essas pessoas que já têm termo de permissão de uso vão poder concorrer e, se tiverem dinheiro, poderão comprar o hotel, mas têm que concorrer como todas as outras”, concluiu. (marcelorodrigo)
Relação dos Hotéis de propriedade do Estado
* Álvaro Hotel, em Serra Branca (funciona em comodado com prefeitura)
* Hotel Bruxaxá, em Areia (fechado há mais de três anos)
* Grande Hotel, em Monteiro (fechado há mais de seis meses)
* Estância Termal de Brejo das Freiras, em S.J. do Rio do Peixe (administrado pela PBTur)
* Hotel Santa Luzia, em Santa Luzia (funciona em comodado com prefeitura)
* Hotel Pedra do Reino, em Taperoá (funciona com termo de permissão de uso)
* Hotel Pedra Bonita, em Itaporanga (funciona com termo de permissão de uso)
* Hotel Pedra Dourada, em Piancó (funciona com termo de permissão de uso)
* Hotel Pousada do Vale, em Conceição (cecido em comodado à 2ª Cia da PM)
* Princesa Hotel, em Princesa Isabel (em ruínas)

Nenhum comentário: