sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Defensoria Pública da Paraíba ameaça entrar em greve

Os defensores públicos da Paraíba podem retomar uma greve, que foi suspensa em agosto de 2010 . Eles querem que o Governo do Estado atenda pelo menos uma parte da pauta de reivindicações. O sindicato da categoria deve se reunir em assembleia nos próximos dias para avaliar a possibilidade de paralisar as atividades. Os defensores ficaram em greve por quase um ano, durante a gestão do ex-governador José Maranhão (PMDB). Agora eles voltam a cobrar do Governo, o atendimento de alguns pleitos da categoria. A principal reivindicação é a de que o piso constitucional deve ser igual ao dos juízes.
“É a nossa principal reivindicação, até porque ela motivou a nossa greve que apenas está suspensa, ela pode voltar a qualquer momento, caso a classe, em assembleia, assim o decida, porque o Governo, até então não atendeu nossas reivindicações”, disse o presidente do sindicato Levi Borges Lima, através de nota. Ele também cobra melhores condições de infraestrutura e de trabalho para Defensoria Pública. “Imagine que um defensor da Comarca da Capital está atendendo um pobre na forma da lei, em pé, no balcão de cartório, sem nenhum respeito humano, sem nenhuma privacidade”, completou.
O sindicato também quer que o Governo dê autonomia à Defensoria, de acordo com a a nova legislação que alterou a Lei Orgânica Nacional. “Por isso cobramos do Governo para que venha tomar a iniciativa mandando até à Assembleia Legislativa um projeto de lei fazendo a adequação aos termos da Lei Complementar 182 de 2009, que dá à Defensoria autonomia financeira, orçamentária e administrativa ”, disse.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Administração para saber se existe a disposição do Governo de dialogar com os defensores. No entanto, foi informada que a secretária Livânia Farias, estava em reunião e não pôde falar sobre o assunto. (com Ascom)

Nenhum comentário: