quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Prefeitura de Santana de Mangueira realizou com êxito sua 1ª Conferência Municipal de Saúde


Prefeita Tânia Nitão fez a abertura do evento
A Prefeitura Municipal de Santana de Mangueira realizou na última segunda-feira (8), através da secretaria municipal da Saúde, a 1ª Conferência Municipal de Saúde quando pela primeira vez, na história do município, a população local pode participar de uma jornada de debates, avaliações e deliberações de propostas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que é a maior e mais importante política pública conquistada pelo povo brasileiro.
O evento foi aberto pela prefeita Tânia Mangueira Nitão Inácio (PTB) e pela secretária Nerivânia Inácio de Queiroz Magalhães, contou com as presenças dos secretários Leonel (Administração), Plínio de Sousa Mangueira (Educação), Ronaldo Nunes (Agricultura) e Peracchi (Ação Social), além dos vereadores Francisco Inácio e Sebastião Salustiano. A Drª Ivani Pinto foi a palestrante da canferência.
Secretária Nerivânia fala sobre importância da conferência 
Sob o tema "Todos usam o SUS!" e tendo como eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS", a 1ª Conferência Municipal de Saúde de Santana de Mangueira teve por objetivo discutir a política municipal de saúde, segundo os princípios da integridade, da universalidade e da qualidade. Em verdade, de acordo com a secretária Nerivânia o objetivo foi "promover um amplo debate sobre os avanços, problemas e soluções para a saúde do município".
É importante salientar que as principais políticas públicas de saúde em vigor foram fornecidas e constituídas a partir de debates e discussões realizadas nas últimas conferências de saúde realizadas a nível nacional e, neste contexto, é que estarão reunidos todos aqueles que acreditam e que lutam por mais um país onde impere a justiça social, a democracia e a participação popular na definição das políticas públicas.
Em sua fala, a prefeita Tânia fez uma breve explanação do que já foi feito na área acrescentando que esse é um espaço que a população tem para opinar, avaliar o SUS do município e pedir melhorias e sugestões. Ou seja, a conferência é uma chance que a população tem de dizer ao poder público o que pensa sobre as políticas e o sistema de saúde, além de apresentar propostas, que se aprovadas devem ser seguidas pelo governo.
Enfermeira Josenalva Ferreira Lopes, secretário Peracchi (Ação Social), prefeita Tânia, Drª Ivani Pinto, secretária Nerivânia (Saúde), enfermeira Ana Paula, Francisca Pires e Jadwilson (coordenador da Vigilância Ambiental)
 Danilo, secretária Nerivânia, prefeita Tânia, secretários Peracchi e Leonel
Drª Ivani Pinto foi a palestrante da conferência  

Um comentário:

Juliana disse...

DEbatendo como roubar mais e mais escondido.