sábado, 8 de outubro de 2011

Policiais civis suspendem plantão extra como protesto

Como forma de reinvindicação, os policiais civis da Paraíba começaram a suspender, desde esta sexta-feira (7), os plantões extras, que são realizados principalmente nos finais de semana para suprir a falta de efetivo. O protesto faz parte do movimento ‘Cumpra-se a Lei’, que reivindica melhores condições de trabalho e reajuste salarial para agentes, escrivães e motoristas policiais. Apesar de manter o movimento, a categoria não pretende deflagrar greve. Os delegados não integram o movimento e continuam trabalhando normalmente.
A previsão da Associação dos Policiais Civis (Aspol) é de que, até o próximo dia 14, cerca de 500 policiais entreguem os plantões, interrompendo o atendimento nas delegacias que dependem dos plantonistas para atender à população. De acordo com Júlio César Cruz, vice-presidente da Aspol, muitos policiais estão sobrecarregados com o excesso de trabalho, e por isso optaram por aderir ao movimento paredista. “Em muitas delegacias são os plantões extras que seguram o atendimento por falta de efetivo e como uma saída para todos os problemas. Os policiais ficam sobrecarregados porque não há nenhuma folga durante a semana para repor os plantões e isso provoca uma série de prejuízos para o desenvolvimento da atividade policial”, afirmou.
Segundo ele, muitos policiais fazem até cinco plantões extras por mês, com duração de 24h cada e o acréscimo na remuneração com as horas extras não ultrapassaria R$ 500. Mesmo com o movimento deflagrado pelos policiais civis, a Secretaria de Segurança informou que não há prejuízos no que se refere aos atendimentos realizados à população. (com G1PB)

Nenhum comentário: