domingo, 22 de janeiro de 2012

Eleições 2012: projetando renovação de 60% a disputa por uma vaga de Vereador em Itaporanga será acirradíssima

Plenário da Casa de 'Adauto Antônio de Araújo'
A disputa por uma das onze vagas na Câmara Municipal de Itaporanga promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos. Quem sabe até mais emocionante que a própria disputa majoritária, dependendo de quem estará na empreitada contra a candidatura à reeleição do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB). 
A certeza é que os grandes partidos quebram cabeça na busca de estratégias para o pleito que deverá ser decisivo para o destino de figuras tarimbadas. Necessitam celebrar uma coligação que possibilite uma perca razoável, dentro de um prognóstico nada animador. 
Por outro lado os partidos nanicos pretendem se juntar e começam a costurar um forte bloco para eleger uma bancada significativa, três assentos. O resultado dessa união inevitavelmente causará estrago e desbancará a continuidade de pretensões de algumas figuras tradicionais.
Em Itaporanga a eleição de nomes considerados 'grandes' deve ter um custo elevadíssimo dado o acirramento e variados interesses num único 'balaio'. O que significa a exigência de uma maior quantidade de votos. Consequentemente, os partidos "soltos", cuja atuação costumava se perder, crescem em importância e devem ter influência até na disputa majoritária.
Uma coisa dada como certa na disputa proporcional em Itaporanga é quanto a renovação dos assentos no Plenário da Casa que deve atingir, pelo menos, 60% da atual composição, que diga-se de passagem, de acordo com a opinião pública, é a pior da história política do município. Com motivos de sobra para essa afirmativa.

Nenhum comentário: