domingo, 22 de janeiro de 2012

Eleições 2012: projetando renovação de 60% a disputa por uma vaga de Vereador em Itaporanga será acirradíssima II

No tabuleiro de 2012 é preciso mexer as peças delicamente
Dois dos atuais vereadores decidiram não disputar a reeleição: Herculano Pereira e Zé Valeriano, ambos do PTB, vão apoiar, respectivamente, Ubiramar Pita e Hélio do Bar, do mesmo partido. Em 2008, Herculano foi o segundo mais bem votado com 790 sufrágios [31 há menos que o 1º]. Com um mandato produtivo 'Cula' tem gabarito para se reeleger, entretanto, prefere cuidar dos negócios mas se pintar uma oportunidade de figurar como vice numas das chapas majoritária topa a parada.
Quanto a Zé Valeriano, em 2008 obteve 573 votos se elegendo na última colocação com apenas 8 votos de vantagem sobre o seu suplente (Márcio Rodão). Com atuação pífia e bastante desgastado jogará as fichas em seu primo Hélio do Bar. Um não disputará a reeleição, devido as dificuldades lhe imposta pela idade elevada, 89 anos, Zeca da Encarnação (PMDB). Seu filho Jailson Honório será o candidato.
Já o vereador Saulo (PTB) não tem potencial nem perspectiva para se reeleger. Perdeu credibilidade, votos e apoio. Ele foi eleito pelo PSDB com o apoio da Família Pinto, do prefeito Djaci e do ex-Will. Resolveu dar de ombros para sua base política e, por isso, está à caminho do ostracismo, dizem muitos.
Zé Porcino (PMDB) se for indicado vice numa das chapas, pode lançar seu filho Serginho como candidato, caso contrário buscará a reeleição. Enquanto Erivaldo Rufino [1º lugar em 2008, com 821 votos] terá dificuldades para conseguir a reeleição dentro do agrupamento em que se encontra, haja vista, a mudança de 360º da conjuntura política, de lá prá.
Erivaldo, em 2008, contou com importantes apoios que logicamente causa desfalque em sua 'base' para estas eleições, a exemplo do ex-vereador Joaquim Salviano [que será candidato] e do secretário municipal de Saúde Gaudêncio Mendes [que terá a filha Isabele como candidata], ambos pelo PSDB. Mas vai pra guerra convicto e na esperança de uma reeleição.
Completando a composição dos atuais 09 (nove) parlamentares-mirins de Itaporanga Lula da Farmácia, Duvan Pereira e Zé Queiroz irão concorrer à reeleição numa composição que está sendo chamada na cidade de o 'Grupo da Morte', por conter os nomes com maior potencial eleitoral em que nove disputam cinco vagas.
Este é o quadro político em que se encontra a atual composição da Câmara de Itaporanga.

Nenhum comentário: