quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governo estudar modificar estruturação na Polícia Civil com a criação de coordenadorias e extinção de algumas Delegacias Regionais, como a 6ª DRPC de Itaporanga

Corre nos bastidores já há várias semanas a informação que a o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, vem estudando e pretende fazer, em breve, ampla mudança na estrutura organizacional da Polícia Civil, que afetaria diretamente as Delegacias Regionais, anos atrás denominadas de Superitendências de Polícia Civil.
A idéia é seguir o modelo que foi implantado na Polícia Militar com a criação dos chamados Comandos de Policiamento Regionais, que atuam na articulação dos Batalhões, sendo: o Comando Regional do Policiamento da Região Metropolitana da Capital; o Comando de Policiamento Regional I - Campina Grande; e o Comando de Policiamento Regional II - que compreende cinco Batalhões [3º BPM/Patos, 6º BPM/Cajazeiras, 12º BPM/Catolé do Rocha, 13º BPM/Itaporanga e o 14º BPM/Sousa].
Pois bem, diante desse cenário serão criadas algo como Coordenadorias de Policiamento Regional Civil seguindo essa mesma linha levando a cidade de Patos a ser, tal como na PM, sede de uma Coordenaria de Policiamento Regional Civil. No entanto, com isso, seriam extintas algumas Delegacias Regionais de Polícia Civil [antes denominadas de Superintendências].
A Sexta Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada em Itaporanga, responsável pela coordenação de todas as delegacias do Vale do Piancó, por exemplo, seria 'desativada' e passará a condição de Delegacia Seccional do Vale do Piancó. Em que isso pode resultar? Vocês podem estar seperguntando... De cara no corte de gratificações para os ocupantes de cargos comissionados, bem como, o corte de alguns destes cargos.
Vamos aguardar se essas mudanças serão implementadas nos próximos dias ou sejam adiadas por mais alguns meses. Pelo menos, os estudos já estão bem avançados para sua execução. Agora, no caso da Polícia Militar foram criados os Comandos de Policiamento Regional mas não houve extinção de unidades.

Nenhum comentário: