Entretanto, desde a renovação que o eleitorado regional, acima dos 150 mil, deu nas eleições municipais do ano passado uma turma com vontade de trabalhar e representar o povo como este espera tem dado seu recado desde a posse, em janeiro passado. Tratam-se de homens e mulheres que não tem medido esforços no sentido de defender o desenvolvimento regional e o bem-estar dos valepiancoenses. E para embalar essa vontade de trabalho é que foi sugerido por um grupo de Vereadores a criação de uma associação.
A entidade, que a título de sugestão e aprovado pela plenária será denominada de AVEVAP (Associação dos Vereadores do Vale do Piancó, deve ser oficializada nos próximos trinta dias e entrará em funcionamento legal logo em seguida. A intenção dos Vereadores é fortalecer as Câmaras Municipais, assim como foi feito décadas atrás no âmbito das prefeituras, com a criação da AMVAP (Associação dos Municípios do Vale do Piancó).
Com a associação, o Vereadores ganham mais força para reivindicar projetos e ações dos governos Estadual e Federal. O presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, Jacklino Porcino (PMDB) ficou muito satisfeito com o resultado desse primeiro encontro que superou as expectativas, fruto de muita articulação e do interesse dos demais pares em lutar por objetivos comuns à todos. "Estamos dando uma demonstração de união e força ao criarmos esta importante ferramenta que será um marco na região", disse.
Logo na abertura dos trabalhos, coordenado pelo signatário do blog, foi composta mesa com participação do ex-prefeito de Itaporanga e atual presidente nacional dos frentistas, Antônio Porcino; o gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, executivo Miguel Anselmo; o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Itaporanga, empresário Severino Soares de Araújo; o presidente do Sindicato, José Inácio; a vereadora Helena Fernandes, de Pedra Branca; além do próprio Jacklino Porcino (na foto abaixo).
O vereador Issac de Carvalho, presidente da Câmara de Olho D'Água, fez um discurso enfatizando a independência que o Poder Legislativo deve ter perante o executivo, mesmo que seja ele presidido por um aliado do prefeito de plantão. "Só assim companheiros teremos respeito perante eles e o povo. Temos que cobrar o repasse regular do duodécimo, dentre outras medidas obrigatórias, que em muitos casos são relevado por sermos aliados do chefe do executivo. E não é desse jeito que a coisa anda", pontuou.
Já o vereador Rênio Macedo, presidente da Câmara de Santana dos Garrotes, falou do sofrimento que a região atravessa, desde algum tempo atrás, por falta de representatividade política. "Cadê os deputados representantes do povo dessa região, que está esquecida? cadê o poder público [estadual] para resolver problemas do nosso município, como a seca que causa dor no sertanejo? É por isso, que estamos hoje reunidos. Para organizados lutar em defesa do nosso povo".
Ex-prefeito Porcino parabeniza vereadores e Issac defende independência do Poder Legislativo
Outros vereadores, a exemplo de Vicente Júnior (Emas) e Ubiramar (Itaporanga), também usaram da palavra para cobrar mais atenção dos poderes constituídos com o setor educacional. "Não é possível que iremos continuar vendo o governo implantar cursos superiores nas demais regiões e excluindo o Vale do Piancó. A partir de agora estaremos unidos na defesa de uma educação e uma saúde melhor em nossa região, assim como está acontecendo na região de Cajazeiras, Cariri, Curimataú, etc", disse Ubiramar. O vereador Dr. Júnior, do município de Boa Ventura, discorreu oportunamente sobre os desgaste que o povo do Vale do Piancó tem para se dirigir à Patos ou Campina Grande em buscar de resolver problemas com órgãos, como a Receita Federal. "Por quê o Vale do Piancó não tem uma agência avançada da Receita? do Sebrae? dentre outros. Porque falta representação política. Mas, vamos tentar mudar essa penúria que o Vale passa pois é atrás de nós que eles (políticos) vem durante as eleições", tascou.Após as falas, foi dada uma pausa de cinco minutos para um lanche e, em seguida, os trabalhos continuaram com a parte temática do encontro. Quando foram decidida a localização da sede da entidade, que ficará em Itaporanga, bem como, a formatação do estatuto e sua formalização, que ficará sob a responsabilidade de uma comissão formada para elaborar os detalhes. Ficou decidido, ainda, que essa comissão irá se reunir na próxima sexta-feira (15), em Itaporanga, para junto com assessoria jurídica embasar o arcabouço. E no próximo dia 08 de março haverá uma assembléia geral dos Vereadores da região para aprovar o estatuto e eleger uma diretoria definitiva para a entidade. "Não queremos que essa associação funcione apenas no papel, pelo contrário, queremos uma entidade ativa. Tenho certeza que essa associação irá dar uma unidade maior para a nosso região quando o assunto for a luta pelos anseios da nossa gente. Vamos fortalecer não só as Câmaras Municipais da região, mas teremos mais representatividade na hora de exigir que as reivindicações da população sejam executadas", comentou Jacklino Porcino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário