domingo, 3 de fevereiro de 2013

Câmara Municipal de Itaporanga realiza sessão de abertura dos trabalhos legislativo do ano de 2013

A Câmara Municipal de Itaporanga deu início na noite deste sábado (02) aos trabalhos legislativo do ano de 2013, com a realização de sessão solene para instalação do primeiro período que foi declarado aberto pelo presidente Jacklino Porcino (PMDB). E como manda a tradição, a abertura dos trabalhos do legislativo municipal foi repleta de discursos, seja da liderança de oposição, do governo, dos próprios parlamentares, além do prefeito e do presidente da Casa. Todos os 11 Vereadores são novatos na atual legislatura, apesar do decano Joaquim Salviano (PSDB) já contabilizar seu décimo mandato parlamentar. 
A sessão contou com a presença do prefeito Audiberg Alves (PTB), que estava acompanhado da primeira dama Naura Ney [atual secretária municipal da Assistência Social]. O Chefe do Executivo Municipal, como reza o protocolo, foi até o parlamento-mirim prestigiar a abertura dos trabalhos e ler o discurso oficial de saudação, ao Vereadores que oram iniciam sua atividades, bem como, mostrar um pouco do que tem em mente para planejar e executar durante o primeiro ano de seu governo. 
"Com a permissão de Deus estamos abrindo os trabalhos do legislativo e pedindo que todos tenhamos a sensibilidade em fazer uma atuação digna da representação que o povo nos confiou, deixando as querelas de lado e lutarmos por um único objetivo: o desenvolvimento e o bem como de Itaporanga", disse Jacklino. Após saudação a seus pares e público presente no plenário, o presidente franqueou a palavra.
Jacklino declarou que a Câmara de Vereadores irá desempenhar o seu papel de forma eficiente e digna, fazendo valer o seu dever constitucional buscando uma boa relação com o Poder Executivo para buscar a solução dos problemas que afligem o município. "Vamos fiscalizar, sugerir e propor, para que assim o debate de ideias seja direcionado ao bem comum da população itaporanguense". 
Em seu discurso, o prefeito Audiberg Alves falou sobre a necessidade de união entre os poderes e pautou sua palavras sobre a importância de se ter uma Câmara atuando de maneira ética e compromissada com o povo. "Tenho certeza que é o interesse de vocês fazer o melhor, porque a expectativa é muito grande em cima da atuação de vocês", disse. Berguim lembrou, sua própria atuação ao longo de cinco mandatos consecutivos com Vereador.
"Sempre me pautei pela ética durante os cinco mandatos que exerci como Vereador. É preciso ter ética e compromisso para se fazer um bom mandato", afirmou. "Desde o dia primeiro de janeiro as cores partidárias ficaram de lado, pois sou o prefeito de todos. Haverá sim muitas disputas, mas que elas sejam pacíficas aqui dentro [no plenário]", pontuou. Por fim, disse estar à disposição dos Vereadores: "Quando quiserem tratar de algum assunto comigo o meu gabinete estará de portas abertas para todos vocês..."
Ao usar a tribuna, o 1º secretário da Mesa Diretora da Casa, o vereador Ricardo Pinto (PSDB), enfatizou a importância da Casa nas decisões em prol dos itaporanguenses e disse que o parlamento-mirim local dará sua contribuição em tudo o que for para o benefício do povo. Ricardo, aproveitou a ocasião, para pedir ao prefeito uma atenção especial neste início de ano ao homem do campo: "Peço à Vossa Excelência que olhe para o homem do campo, que é tão necessitado de ações, em particular, neste momento de muito sofrimento por conta dessa forte estiagem". 
Ao término dos trabalhos, o presidente Jacklino Porcino voltou a reafirmar que o cidadão comum, durante a sua gestão, terá oportunidade de usar a tribuna para elogiar, criticar e cobrar por seus direitos, desde que comunicado com antecedência à Mesa Diretora. "Abrirei o acesso à tribuna para qualquer cidadão que queira usá-la para cobrar, criticar e elogiar", disse ao marcar história com essa iniciativa.

Nenhum comentário: