quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

'Muriçocas do Miramar' arrastou milhares de foliões em JP puxado por dez trios elétricos e com Elba Ramalho como atração principal

Cantando o hino das Muriçocas, Elba Ramalho animou os foliões que saíram às ruas da capital paraibana nesta 'quarta-feira de fogo' (Foto: Frederico Martins/G1)
Puxados por dez trios elértricos, uma multidão desceu a avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré (Foto: Frederico Martins/G1)
Foi no calor da 'quarta-feira de fogo' (6) que as 'Muriçocas do Miramar' levantaram voo em João Pessoa. Milhares de foliões desfilaram em um corredor que passava pelas avenidas Tito Silva e Epitácio Pessoa, terminando no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. Em seu 27º ano o bloco homenageou a Banda 5 de Agosto, que foi uma das atrações deste ano e puxou a multidão em cima de um dos 11 trios elétricos que desceram a avenida. 
O bloco, considerado o maior do mundo em pré-carnavalesca, foi puxado por dez trios elétricos. Este ano, os destaques ficaram por conta de um dos fundadores do Bloco, o mestre [e vereador] Fuba e a cantora Elba Ramalho. Elba disse em entrevista ao Band Folia, que tocar no bloco é sempre especial e que pediu animação total de sua banda.
História - Em 1986, os moradores do bairro do Miramar, em João Pessoa, brincavam o carnaval em cidades como Olinda e Recife. Durante uma festa de aniversário no bairro, um grupo de professores, jornalistas e artistas resolveram sair brincando, fazendo barulho, com latas e panelas. Como a cidade estava vazia, o grupo brincou com a ideia de que só as muriçocas ficavam no bairro. “Foi um processo de evolução, muito gratificante. Quando o bloco começou, era um embrião, depois se transformou num bebê que foi crescendo e, hoje, já tem 27 anos, já é um adulto”, lembrou Antônio Gualberto, presidente do bloco.
O bloco ganhou as ruas pela primeira vez em 1987, quando os foliões acompanhavam uma carroça puxada por um burrinho, animados por um carro de som. O Muriçocas do Miramar foi oficializado pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba e ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana do Carnaval, conhecida como Quarta-Feira de Fogo. (G1PB)

Nenhum comentário: