terça-feira, 17 de setembro de 2013

Secretaria Municipal da Saúde de Itaporanga emite nota sobre denúncia de superfaturamento e reconhece ter havido falha no setor de empenho...

A secretária municipal da Saúde de Itaporanga, a fisioterapeuta Maria Aparecida Alves Conserva, emitiu nesta terça-feira (17) Nota de Esclarecimento, enviada ao Blog indagorinha, à cerca das graves denúncias que apontam indícios de superfaturamento levantadas na sessão do último 05, do corrente mês, pelo vereador Ricardo Pinto (PSDB). Em verdade, esses esclarecimentos chegam com atraso de dez (10), haja vista, que na manhã do dia 06 (sexta-feira) enviei e-mail para a Secretaria Municipal da Saúde solicitando versão dos fatos à cerca das denúncias levantadas na noite anterior.
Na Nota de Esclarecimento, a secretária diz que as sessões da Câmara Municipal tem sido cenário ideal para "articulação de críticas infundadas e desesperadas". Ela afirma, de acordo com a Nota, que a "[...] a fala é usada como arma que fere, como objeto de acusação que retrata interesses pessoais, traumas e vontades, desespero, de quem outrora utilizavam-se do poder para fins escusos e próprios". No geral, a Nota de Esclarecimento, não traz fato novo ao distinto público já que as cópias referentes as notas de empenho, notas fiscais e de orçamentos, já são de conhecimento público. Pois, essa versão foi dada na defesa feita pelo líder da situação.
O fato é que na versão da Secretaria Municipal da Saúde a compra e o pagamento fora feita para um veículo Ducato, enquanto, que o vereador denunciou, de acordo com seu entendimento, ter sido para um Fiat Doblô, ambos pertencentes a frota da pasta. Na Nota de Esclarecimento, diz que o vereador "por se achar no direito de levantar questionamento que vão de encontro à moral e boa índole da secretária..., em que não se pode acusar ninguém sem provas e especular em dados alheios a verdade..."
Entretanto, a denúncia levantada pelo vereador, segundo o mesmo, se acosta no fato da não identificação do veículo tanto na Nota Empenho quanto na Nota Fiscal. Isto é fato, diz o parlamentar-mirim. Inclusive, este erro ou falha é atestada pela própria Secretaria em sua Nota. Senão, vejamos o trecho aonde a secretária reconhece que houve uma falha: "A única falha encontrada está na nota fiscal, que infelizmente não consta o veículo ao qual foi destinado o serviço, o setor de empenho reconhece a falha...". 
Na denúncia, o vereador apontou como indícios de superfaturamento a diferença de preços pago pela Secretaria Municipal da Saúde e cópias de orçamentos que atestariam sobrepreço acima dos 100%. A Secretaria pagou R$ 7.990,00 mil, enquanto, que o orçamento feito gira na média de R$ 2,5 mil. No final das contas, essa polêmica todinha macula a imagem da gestão Audiberg Alves (PTB) e o povo se pergunta quem será punido por conta dessa falha atestada e reconhecida pela própria Secretaria?
Confira a íntegra da Nota de Esclarecimento acessando o Portal ASN  
 
Acima, as Nota Empenho e Nota Fiscal que não identificam para qual veículo fora destinados as peças... E, abaixo, as cópias de orçamentos [a primeira fornecida pela Secretaria e a segunda pelo Vereador], que foi feito numa loja localizada em João Pessoa pertencente a um irmão da própria secretária.
  

Nenhum comentário: