quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dr. Iasley Almeida faz chamamento aos itaporanguense para a criação de um Conselho Municipal de Segurança e Educação...

O editor e o Dr. Iasley durante almoço num restaurante em Campina Grande
Itaporanga, assim como a maioria das cidades que se encontram em pleno processo de desenvolvimento econômico/social/cultural, tem enfrentado de algum tempo pra cá as consequências diante do crescente fluxo de dinheiro e boom imobiliário: o aumento da violência, que traz consigo mazelas como o tráfico de drogas, etc. E preocupado com esse cenário e a crescente ocorrência de furtos, assaltos, agressões e homicídios em residências, estabelecimentos e espaços públicos, o amigo competente e respeitado delegado Francisco Iasley Almeida entra em contato com o blog para abordar um tema da mais significativa importância: a criação de um Conselho Municipal de Segurança e Educação, visando propor medidas e encaminhar ações para prevenir e combater a criminalidade no município.
"Analisando o cenário da segurança pública em nossa cidade e o aumento vertiginoso da comercialização e uso de drogas nas últimas semanas fiquei pensando e idealizando que a sociedade civil e os órgãos públicos municipais podem contribuir para minorar os efeitos da criminalidade que aflige toda a população. Isto porque, a segurança pública não é um problema só das polícias, mas trata-se de um problema social que todos nós temos parcela de responsabilidade", pontua. Para ele, "A contribuição de cada um se somarão e construirão um edifício sólido de combate a violência. Temos que deixar de apontar somente os efeitos da criminalidade e passar a estudar as causas que a geram", esclarece para, em seguida, questionar "Será que os instrumentos de controle social informal (famílias, escolas, entidades sociais, associações e igrejas) estão realizando seu papel preventivo".
Com esse pensamento, Dr. Iasley Almeida pretende lançar o projeto com a finalidade da promoção da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia, buscando a cooperação entre os órgãos de segurança (Polícia Militar e Polícia Civil) com os demais órgãos municipais de educação e a sociedade civil organizada. Dentre os objetivos a serem perseguidos, ele apresenta os seguintes: 
1. integrar e sugerir ações à efetiva prevenção e repressão a criminalidade e questões relacionadas à defesa social e segurança pública;
2. atuar junto às entidades organizadas representantes da comunidade e organismo governamentais, através da articulação, integração,organização e auxílio no desenvolvimento de projetos específicos apresentados pela sociedade civil, visando a manutenção da paz social e a preservação da segurança pública;
3. aproximar e integrar as diferentes instituições de polícia e autoridades públicas com a sociedade civil organizada, promovendo um canal de comunicação permanente e direto.
"Nesse diapasão, convoco a população itaporanguense e aos órgãos públicos atuantes em nossa cidade para darmos as mãos no combate a esse mal que assola nossas famílias e degrada a sociedade: a violência, em todos os seus aspectos. É hora de fazermos a diferença reunindo-nos na criação desse Conselho Municipal de Segurança Pública e Educação", conclui fazendo um chamamento para a batalha.  De cara, nos colocamos à inteira disposição para a causa, bem como, a Associação Valepiancoense de Imprensa e Mídia Virtual (AVIME) está à disposição para abraçar defesa do projeto. 
Natural de Itaporanga, Dr. Francisco Iasley atualmente é titular da 10ª Delegacia Seccional de Polícia Civil da cidade de Campina Grande, antiga 2ª Delegacia Regional; e já comandou a 2ª Delegacia Distrital da cidade de Pombal. É professor universitário coordenador do curso de Direito da Faculdade Reinaldo Ramos (CESREI) e já publicou duas obras literária, pela editora Anhanguera: Direito Penal: Parte Geral e Direito Processual Penal: Tomo I. No dia 08 deste mês maio, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou projeto de lei  que lhe concede Título de Cidadão Campinense, pelos relevantes serviços prestados na região da Borborema sempre guiando-se pela ética, profissionalismo e caráter. 

Nenhum comentário: