segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Apenas 25% da frota de transporte escolar na Paraíba foi aprovada pelo Detran

A vistoria do transporte escolar na Paraíba só será iniciada no início de março e não mais em fevereiro, como estava programado. Até lá, estudantes estarão sendo transportados sem nenhuma garantia de segurança. Os números já eram preocupantes, pois o coordenador das vistorias escolares do Detran, José Crisante de Luis Neto, já havia afirmado que, em 2014, apenas 25% da frota que passou por vistoria havia sido aprovada nas inspeções.
O Detran-PB e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) renovou, na manhã de sexta-feira, o termo de cooperação para fiscalização do transporte. O adiamento da ação foi em virtude da recente troca na superintendência do órgão responsável pela administração da frota de veículos do Estado, onde assumiu Aristeu Chaves. A promotora Ana Carolina Coutinho diz que, durante a reunião, foi aventada uma possibilidade de que as datas sofressem alterações para que, no próximo ano, as ações fossem realizadas em janeiro, como forma de precaução.
Em 2013, o índice de aprovações foi de 9%. Em 2014, de 25%. Para 2015, o Detran espera que supere os 30%. Apesar dos números, não existe um levantamento de qual é a frota total da Paraíba, porém a promotora diz que, ano passado, apenas 20 municípios de 201 não apresentaram relatórios de vistorias e essas administrações estão sendo notificadas e responsabilizadas por qualquer acidente que venha a acontecer.

Nenhum comentário: