quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Dom José González mostra documento do Papa Francisco aceitando sua renúncia da Diocese de Cajazeiras, chora, fala de sucessor, pede perdão a fieis e diz não ter casa. Assista o Vídeo!

A Diocese de Cajazeiras está sem bispo, desde às 7h desta quarta-feira (16), meio dia no Vaticano, quando o Bispo Dom José Gonzáles Alonso deu publicidade ao documento assinado pelo Papa Francisco, aceitando o seu pedido de renúncia, motivado pelo limite da idade canônica de 75 anos, para a saída do bispado de forma compulsória. Dom José Gonzáles era bispo da diocese de Cajazeiras desde 2001 e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1964.
Dom José realizou uma coletiva para a imprensa, ocasião em que divulgou de maneira oficial que o Vaticano aceitou o seu pedido de renúncia. Emocionado, ele agradeceu a todos os diocesanos pelo carinho e atenção durante todo tempo em que esteve em Cajazeiras e explicou quais os destinos da diocese a partir de agora. Dom José disse que não pretende ficar em Cajazeiras para não interferir no trabalho do novo bispo. “Não é conveniente que o bispo fique no mesmo lugar. Talvez eu permaneça na Paraíba. Não tenho casa, mas Deus proverá”, disse. 
Com relação ao próximo bispo de Cajazeiras, Dom José disse que não sabe quem será, mas afirmou que ocorre um estudo para elaborar o perfil da diocese. “Vou ajudar enviando relatórios, demonstrando a situação da diocese para que seja elaborado o perfil do novo bispo”. Como mensagem de despedida, Dom José disse que a igreja continua, que é o principal e pediu perdão pelos erros. “Continuemos nossa caminhada evangelizando. Perdoo a todos e peço perdão se minhas atitudes não agradaram”.

Escolha do Administrador da Diocese:
O administrador da Diocese, até que um novo bispo seja nomeado, ainda não foi escolhido, já que a tarefa cabe ao Colégio de Consultores da Diocese, único colegiado que é desfeito com a renúncia do bispo, composto por 10 membros, um dos quais será escolhido, através do voto para a função.
O colegiado já realizou a primeira reunião ontem, com o objetivo de analisar a conjuntura, com a exposição de toda a situação econômica e administrativa da Diocese, para que o futuro administrador tomasse conhecimento. Nova reunião já está marcada para esta quinta-feira, quando deverá acontecer o primeiro escrutínio, já que o administrador pode não ser escolhido na primeira votação, pois precisa tirar 2/3 dos votos, podendo, ainda, o eleito não aceitar a tarefa.
Dos 10 membros do Colégio de Consultores da Diocese apenas o Padre Janilson Rolim não pode ser votado, já que ainda não tem 35 anos, idade mínima para ser eleito para substituir interinamente o bispo.

Nomes cotados:
Já circula nos bastidores que existem dois nomes “cotados” para ocupar a cadeira de Dom José: Dom Antonio Tourinho Neto, bispo auxiliar de Recife e Olinda, nascido em Jequié, Bahia, em 09 de janeiro de 1964.  Monsenhor Antônio Tourinho Neto foi nomeado pelo papa Francisco, no dia 12 de novembro de 2014, como bispo auxiliar e foi sagrado em 17 de janeiro de 2015.
O outro nome cotado é o do bispo auxiliar de Fortaleza, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, nascido em Garanhuns, Pernambuco, em 15 de maio de 1963. Em 21 de março de 2012 foi nomeado pelo Santo Padre, O papa Bento XVI, como Bispo auxiliar de Fortaleza, em 11/6/2012 foi a sua Sagração episcopal por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, bispo de Garanhuns; em 6/7/2012 – Apresentação à Arquidiocese de Fortaleza como Bispo Auxiliar.
Assista o vídeo abaixo, com a fala de Dom José González:
 
Trajetória - Espanhol de nascimento, seu lema episcopal “Fé e Vida” é a marca e expressão de sua atividade pastoral no serviço à Igreja centenária de Cajazeiras. Sua posse aconteceu no dia 21 de agosto de 2001, quando movimentou toda a comunidade cajazeirense e sertaneja. Dom José González dedicou muita atenção com todas as pastorais, em especial à familiar e a litúrgica.

Nenhum comentário: