terça-feira, 14 de março de 2017

Tovar pede união da classe política em prol do Eixo Norte da Transposição

Resultado de imagem para tovar deputado
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) usou a tribuna na Assembleia Legislativa (ALPB), nesta terça-feira (14), para convocar a classe política a se unir para cobrar agilidade na execução das obras do Eixo Norte do projeto de Transposição das águas do São Francisco. O parlamentar disse que vai à Brasília conversar com os deputados federais e senadores da bancada nordestina e pedir apoio a essa luta para que o Sertão receba água do Velho Chico.
“O Eixo Leste foi uma grande vitória para nós paraibanos, mas a região do Sertão sofre sem água, então, a luta pela conclusão do projeto da transposição, continua. Falta até água de qualidade para beber, não temos mais lavouras e nossos rebanhos foram dizimados. Precisamos de água para garantir sobrevivência e também para desenvolver a nossa economia”, comentou Tovar.
Os serviços no eixo norte, que estavam sob a responsabilidade da Mendes Junior, tiveram que ser licitados em função da construtora comunicar ao Ministério da Integração, em junho, a incapacidade de continuar com suas obrigações legais nos dois contratos da obra do Projeto São Francisco. A obra no eixo está paralisada há mais de cinco meses. Foi realizada nova licitação, mas a empresa que apresentou o menor valor foi descredenciada.
As etapas (2N e 3N) do Eixo Norte estão em ritmo final de construção, porém paradas aguardando ser realizado um novo processo de licitação. O Eixo Norte está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, após término das obras para a passagem da água do São Francisco.

Transposição – O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O empreendimento é composto por dois eixos de transferência de água – Norte e Leste – que juntos somam 477 quilômetros de extensão incluindo canais, estações de bombeamento, tuneis e aquedutos.

Nenhum comentário: