sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prof Lúcio Flávio deve ser o secretário estadual de Educação e Cultura do governo Ricardo Coutinho

Essa está publicado na coluna do jornalista Giovanni Meireles, no PBAgora:
O professor universitário, cientista político e comentarista de televisão Lúcio Flávio Sá Leitão Peixoto de Vasconcelos (na foto ao lado do signatário do blog) é ex-diretor do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras & Artes) da UFPB. Ele é casado com a também professora e escritora Ariane Norma Menezes de Sá, secretária de Educação da prefeitura municipal de João Pessoa.
Lúcio deve ser o próximo secretário de Educação & Cultura do Estado, a partir do dia 1º de janeiro do ano vindouro, substituindo seu colega de cátedra acadêmica Francisco de Sales Gaudêncio, também professor do departamento de História na Universidade Federal da Paraíba.
Considerado como o maior guru político do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), ele está percorrendo o mesmo caminho que poderá levá-lo – posteriormente – ao cargo de Magnífico Reitor da UFPB, pois a secretaria de Educação do Estado é uma espécie de trampolim natural para a outra importante função, em nível de Campus Universitário.
Caso seja confirmado como secretário estadual de Educação e Cultura, o professor deve destinar atenção especial ao Vale do Piancó (atendendo determinação do governador Ricardo Coutinho), bem como, confidenciou ao signatário do blog, quando esteve em Itaporanga meses atrás. "Ricardo tem o Vale do Piancó em sua agenda de prioridades, principalmente, concernente a falta de ensino superior nesta região. Claro que de imediato a perspectiva, com sua eleição, será instalar um campus da UEPB, já que depende apenas de acerto ele e a reitora Marlene Alves, filha desta terra. Lhe garanto que tanto Ricardo como Marlene farão acontecer o mais breve possível. Da mesma forma ele se empenhará para viabilizar a instalação de campus da UFCG", disse na época o professor. Que você pode conferir no link a seguir: Professor Lúcio Flávio garantiu ao editor que caso seja eleito RC instalará campus da UEPB no Vale

SEC: trampolim para UFPB
Vejam os exemplos: Neroaldo Pontes (foi reitor e depois secretário de Educação da prefeitura municipal de João Pessoa, na gestão do atual senador Cícero Lucena, do PSDB, além de titular da SEC/PB), Berilo Ramos Borba (também ex-reitor da UFPB, assumiu a extinta Demec – Delegacia Regional do MEC, localizada na rua das Trincheiras, ao lado da igreja de Nossa Senhora de Lourdes), José Loureiro Lopes (ex-secretário da pasta no Governo Wilson Braga, entre 1983/1986, atualmente exerce a reitoria do Unipê) e Antônio de Souza Sobrinho (igualmente passou pela Reitoria e hoje é proprietário da IESP Faculdade).

Secretários campinenses
A mesma coisa acontece em Campina Grande, em relação ao ex-reitores da Universidade Estadual da Paraíba, que igualmente são guindados para a secretaria, como por exemplo: o ex-reitor da antiga Universidade Regional do Nordeste (Urne), hoje UEPB, Moaci Alves Carneiro, é o segundo nome cotado para ocupar o cargo de secretário estadual de Educação e o professor Sebastião Guimarães Vieira, ex-reitor da Universidade Estadual da Paraíba, que também foi titular da SEC, na gestão do ex-governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB) e presidente do Conselho Estadual de Educação, até o início deste mês.

Iara e Sales buscam vaga de Polari
Em termos de UFPB, as prováveis pré-candidaturas à sucessão do atual reitor Rômulo Polari, vêm da professora Iara Mattos (atual vice-reitora dele) e do professor Sales Gaudêncio, atual ocupante da SEC/PB. Lúcio Flávio também está no páreo, é claro, com o apoio total de Ricardo Coutinho, funcionário da própria UFPB e ex-dirigente estudantil nos tempos em que freqüentava aulas no curso de Farmácia.

Um comentário:

Erik Figueiredo disse...

Notem que ser um acadêmico não é requisito para ser reitor da universidade. Por isso que a educação está na lama!