sábado, 14 de maio de 2011

10 municípios da PB terão urnas biométricas em 2012; Piancó, Catingueira, Emas e Olho D'Água incluídos

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ampliará a votação biométrica para em torno de 15% do eleitorado paraibano, com a inclusão no sistema dos municípios que integram as zonas eleitorais de Campina Grande – Lagoa Seca, Massaranduba e Boa Vista – e de Piancó – Emas, Catingueira e Olho D’Água. O diretor-geral do TRE, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, anunciou, ontem (13), que o TRE dará início em agosto ao recadastramento biométrico nesses oito municípios, e irá até 23 de maio de 2012.
A medida repercutirá no combate à corrupção eleitoral nas eleições de 2012, uma vez que evitará práticas como abuso do poder político e econômico pelos candidatos, tais como terceiros votando no lugar de outros eleitores. “Com isso, teremos a certeza de que no dia da eleição quem de fato vai comparecer é o eleitor”, disse, ressaltando, além da busca dessa “verdade eleitoral”, a busca da Justiça Eleitoral pela liberdade do eleitor no processo de escolha de seus representantes políticos.
Atualmente, apenas dois municípios da Paraíba têm o novo sistema: Cabedelo (31.079 eleitores) e Pedras de Fogo (17.075). Segundo  Leonardo Lívio, a previsão era ampliar o recadastramento biométrico, este ano, em mais 2% do eleitorado. Mas, ele procurou a diretoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e conseguiu liberação para expandir esse percentual de recadastramento para mais 12% do eleitorado.
Com 31.079 eleitores, Cabedelo representa hoje 1,17% do eleitorado paraibano, definido em 2.722.575 milhões de pessoas. Já o de Pedras de Fogo (17.075), corresponde a 0,63% do estado. O total de eleitores dos municípios da Zona Eleitoral de Campina Grande (274.726 eleitores), Lagoa Seca (18.198), Massaranduba (9.013) e Boa Vista (4.958) – resulta no  total de 306.895 eleitores, o que representa 11,27% do eleitorado paraibano. Já a soma dos eleitores dos municípios que compõem a Zona de Piancó – Piancó (11.576), Emas (2.671), Catingueira (3.875) e Olho D’Água (6.260) – totaliza 24.382 eleitores, o que significa 0,9% dos eleitores da Paraíba naquela zona. Portanto, contando com Cabedelo e Pedras de Fogo, o recadastramento alcançará 14,87% dos eleitores paraibanos. 
“O recadastramento biométrico é uma depuração do cadastro. É uma oportunidade que nós temos de convocar todos os eleitores da zona para eles comparecerem, e com o kit biométrico, ele fará o cadastramento das digitais, para ser identificado por ocasião da eleição, e também será colhida a assinatura de cada eleitor”, disse o diretor-geral do TRE. A coleta dessa assinatura é fruto de um convênio com o Ministério da Justiça que objetiva a emissão do novo documento de identidade. Os kits, compostos por cabine para fotografar os eleitores, uma máquina para capturar as digitais do eleitor e outra para capturar a assinatura, serão encaminhados pelo TSE ao TRE.
De acordo com Leonardo Lívio, Campina Grande foi escolhida para essa nova etapa de implantação do sistema biométrico por critérios técnicos, tais como ser um polo tecnológico, possuir universidades e servidores públicos, o que permitirá a requisição de pessoal para ajudar na implementação. Já Piancó foi selecionada em virtude de, sendo mais distante, garantir ao TRE a experiência de implementar a iniciativa.  “Nós vamos trabalhar com dificuldades que serão encontradas quando o recadastramento chegar a outras zonas mais distantes e menores, no interior do estado”, explicou.  (JP)

Nenhum comentário: