terça-feira, 5 de março de 2013

Agricultores do Vale do Piancó denunciam desvio de 400 toneladas de grãos de milho da Conab/Itaporanga para outras regiões do Estado.

Os agricultores do Vale do Piancó estão revoltados com o desvio de aproximadamente 10 carretas de grãos de milho, com cerca de 400 toneladas de milho, já pagos. O milho comprado abaixo do preço de mercado pelos criadores de gado e agricultores para minimizar a fome do rebanho foi desviado e vendido para outras regiões do Estado. Segundo informações do agropecuarista José Geraldo Leite Mororó o milho chegou até a Conab de Itaporanga, no entanto, imediatamente foi desviado para as regiões de Princesa Izabel, Teixeira, Cajazeiras, Pombal, Souza, além de outras regiões. 
Ainda com informações de José Geraldo, o milho desviado e vendido a outras regiões foi pago através de boletos bancários pelos agricultores do Vale do Piancó, causando ainda mais revolta. A Superintendência da Conab foi avisada do fato e pediu provas do desvio das cargas. Muitos agricultores que esperavam pela carga de milho ficaram surpresos quando souberam do desvio. Para o criador João Biró diante da situação de seca que atravessa a região os responsáveis devem ser punidos com rigidez para que o fato não se repita. 
Ele disse que só resta esperar a outra remessa de milho que deve demorar a chegar e com isso deixando o rebanho em uma situação extremante difícil já que as poucas chuvas que caíram não foram suficientes para criar pasto no campo. A revolta se alastrou em toda a região e os agricultores esperam uma resposta do Governo do Estado sobre o problema do desvio de mais de 400 toneladas de milho da Conab já compradas pelos agricultores. 
Segundo José Geraldo, a Conab apesar de informada do desvio dos grãos, no entanto, até o momento não tomou nenhuma atitude, porém, o Órgão pediu provas do desvio para começar investigar o caso. Alguns agricultores que já pagaram o boleto bancário informaram que vão enviar cópias dos comprovantes ao Ministério Público e autoridades responsáveis pelo setor agrícola do Estado. (com Ascom)

Nenhum comentário: