quarta-feira, 6 de março de 2013

Câmara de Vereadores de Itaporanga passa a transmitir sessões online numa demonstração de transparência que é aplaudida pela população

Numa decisão arrojada e comemorada por toda a população, a Câmara Municipal de Itaporanga, desde a semana que passou, vem tendo as sessões ordinárias da Casa transmitidas ao vivo online, através do site do próprio legislativo-mirim [camaraitaporanga.pb.gov.br] e do Blog do Ricardo Pereira [através da tela ao lado, no canto superior direito]. Com isso, os internautas interessados em assistir as sessões da Câmara de Vereadores já podem fazer de Itaporanga ou de qualquer parte do mundo. As sessões acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 19h30.
Em verdade, é a primeira vez que Itaporanga terá uma sessão transmitida ao vivo pela internet, numa demonstração de transparência total dos atos e atividades da Casa. O objetivo com essa nova ferramenta de comunicação é facilitar o acesso ao trabalho realizado pelo vereador defendido em plenário. "Transmitir ao vivo as sessões é tornar mais transparente o trabalho do Poder Legislativo. É atingir um público ainda maior de pessoas. É prestar contas aos contribuintes de nossos atos. Agora com mais transparência", disse o presidente Jacklino Porcino (PMDB).
Para Jacklino a ideia de criar o espaço para o internauta se manifestar é oportunizar também uma integração entre quem está assistindo. Cada um vai poder deixar sua opinião, sobre determinado projeto ou mesmo discussão em tempo real. "Estamos dando um passo importante. É a primeira vez que o vereador vai poder falar para um número ilimitado de pessoas, que podem estar ao lado da Câmara, em seu bairro, em outra cidade, estado ou mesmo fora do País", comenta.
A iniciativa permite cada vez mais tornar público o trabalho dos vereadores, de forma que o contribuinte possa acompanhar as ações e a cada dia que passa fazer o Poder Legislativo ser debate constante. Quem não puder assistir à sessão ao vivo, poderá vê-la em outro dia. Todas serão arquivadas no site passa possibilitar a cada internauta o acompanhamento passo a passo da tramitação dos projetos. "A modernidade no exige estarmos atentos a estes novos meios de comunicação, a esta nova forma de nos comunicarmos com os cidadãos", explicou o presidente.
Portanto, a iniciativa da atual Mesa Diretora da Câmara de Itaporanga consolida um passo fundamental em tempos de transparência, facilitando a participação da comunidade nos importantes debates que ocorrem nas sessões. Uma maneira de aproximar o Legislativo-Mirim do cidadão, informando ao eleitor e divulgando o trabalho do vereador.

Nenhum comentário: