quinta-feira, 18 de julho de 2013

Coordenador do SAMU/Itaporanga esclarece no PB Notícias ocorrências e diz que apesar de ser limitado pela Central de Regulação em Piancó prefere ser notificado a se negar em salvar a vida de um paciente

Os problemas enfrentados com relação ao trabalho desempenhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região do Vale do Piancó foram temas de debate na edição desta quinta-feira (18) do PB Notícia, noticioso apresentado por Ricardo Pereira e Norton Júnior, e levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM. No particular, serviu para discussão as reclamações da população com as recentes ocorrências registradas em Itaporanga.
Do mês passado pra cá foram várias as ocorrências que resultaram em indignação por parte da população. Bem verdade que a grande maioria das reclamações são debitadas pela base local em Itaporanga sobre a responsabilidade da Central de Regulação sediada na cidade de Piancó. Há casos de mortes causadas por conta da demora no atendimento da falha na condução do processo.
Dentre as quais, podemos exemplificar uma em que o Central de Regulação demorou cerca de quatro horas para autorizar o envio de uma ambulância de Piancó para proceder encaminhamento de uma grávida, que estava em trabalho de parto, para Patos e depois Campina Grande, vindo o bebê à óbito no outro dia. E o caso estopim da crise se deu ontem (17) quando da demora ao atendimento à um homem em Itaporanga.
O homem havia caído de uma escada e teve traumatismo craniano grave. Socorrido pelo SAMU local e após atendimento no Hospital Distrital de Itaporanga, procedeu-se então seu encaminhamento para o Hospital de Trauma de Campina Grande, no entanto, de acordo com a coordenação local do SAMU, a Central de Piancó desautorizou o encaminhamento e a família teve que se dirigir até o fórum e o promotor de justiça chegou a ir até o hospital cientificar-se do ocorrido.
Aí o encaminhamento foi feito. Só que como não havia médico plantonista no SAMU de Itaporanga foi necessário que a diretora do H.D.I liberasse um médico daquele nosocômio para acompanhar o paciente até o Trauma de Campina Grande, cujo estado de saúde ainda é grave. Para fechar, o encaminhamento só foi possível porque a coordenação do SAMU em Itaporanga, mesmo desautorizada pela Central de Piancó, procedeu com o atendimento e o seu coordenador recebeu mais uma notificação.
Essa situação foi narrada na edição de hoje do PB Notícias pelo próprio enfermeiro Douglas Leite, que é o coordenador local do SAMU. "Fui junto com a ocorrência até Patos e de lá o Dr. Nilson seguiu até Campina Grande. Apesar de ser notificado pela Central de Piancó, autorizei o encaminhamento porque o que importava naquele momento era salvar a vida do paciente e não a boa vontade da coordenação de Piancó", disse Douglas.
Durante o programa,que recebeu cerca de 55 ligações telefônicas, o enfermeiro foi bastante elogiado pelos ouvintes. Falando sobre os problemas enfrentados pelo SAMU ele disse que a população de Itaporanga está colhendo os frutos de um acordo feito por prefeitos, na gestão passada, que aceitaram a instalação da Central de Regulação no município de Piancó. "Na ocasião a população não se manifestou e agora se vê diante dos problemas, restando reclamar. Pois pra desmanchar esse acordo é muito difícil", disse.
Um dos maiores desejos externados pelos ouvintes e pelo programa é quanto a possibilidade de se descentralizar a Central de Regulação, com a instalação de uma segunda em Itaporanga para atender os municípios na direção de Conceição. Atualmente, o SAMU de Itaporanga atende os municípios de Boa Ventura, Diamante, Curral Velho, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande. Para a população falta à coordenação da Central de Regulação certa 'harmonia' com as base para o bom funcionamento do SAMU na região.
Douglas revelou que a coordenadora do Ministério da Saúde estará no dia 26 de agosto próximo realizando uma reunião com os coordenadores do SAMU da região metropolitana de João Pessoa e, provavelmente, na mesma semana ela estará se deslocando para o Vale do Piancó para conduzir uma reunião com os coordenadores das Central de Regulação e das base nos municípios. Até lá o Ministério Público deve promover reunião com direções dos hospitais, com os secretários municipais de Saúde e os coordenadores da Central e das bases municipais, para tentar uma solução imediata para sanar problemas ocorridos recentemente.
Ainda falando sobre o sistema de saúde da região, Douglas disse que nem Itaporanga nem o Vale são pobres em saúde, porém, falta organograma para bem desenvolver os serviços. "Uma de nossas lutas deve ser a busca pela regionalização do hospital de Itaporanga, haja vista, que atende quase o triplo do que é registrado no Hospital Regional de Piancó. E, a partir daí, voltar as atenções para a instalação de uma central de regulação em Itaporanga, quando os municípios circunvizinhos passarem a disponibilizar do SAMU", concluiu.

Nenhum comentário: