quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Vereadores cobram incentivo da prefeitura ao esporte amador e criticam ausência de planejamento para a área em Itaporanga...

Foi aprovado à unanimidade, pela Câmara Municipal de Itaporanga, durante a sessão desta noite,  requerimento feito pelo vereador/presidente Jacklino Porcino (PMDB) que pede ao Executivo incentivo financeiro e apoio ao esporte no âmbito do município. A propositura se fez necessário diante da presença no plenário dos atletas e comissão técnica da equipe de handebol masculino do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata', que sagrou-se bi-campeã da etapa estadual dos Jogos Escolares e que disputará a partir do próximo dia 04 de setembro a etapa nacional representando o Estado da Paraíba.
"A equipe foi bi-campeã paraibana e não recebeu qualquer incentivo do poder público, o que é uma vergonha. Pois esses jovens saem daqui pra João Pessoa e não tem nenhuma ajuda. Existe previsão orçamentária e a Lei Orgânica determina que a Secretaria Municipal de Esporte ajude o esporte amador do nosso município. Diferente do que acontece no futebol, que não tenho nada contra, onde o time do Cruzeiro sempre tem ajuda da prefeitura. Agora as outras categorias são esquecidas", declarou. Jacklino informou que o Executivo poderia enviar ao Legislativo um projeto de lei, se fosse o caso, que seria aprova por unanimidade para esse fim. 
O vereador situacionista Jailson de Zeca (PMDB) apoiou a fala do presidente e disse que falta planejamento para a área de esporte no município: "O esporte de Itaporanga precisa muito. Já cansei de cobrar isso. Quando é pra ajudar o Cruzeiro tem dinheiro agora para ajudar as demais categorias não tem. Só que agente tem de começar pelo esporte amador pra depois chegar ao profissional. Tudo tem que ter um planejamento e não há planejamento na secretaria de esporte. Ou seja, dinheiro tem agora temos que saber utilizar da forma correta", disse.

Os demais vereadores, a exemplo de Nel (PSDB) e João Guimarães (PSC), também usaram da palavra e parabenizaram os atletas, a comissão técnica o colégio pela conquista. No final, coube a Ismael Fernandes falar em nome da equipe: "É de grande valia o apoio de cada um de vocês [vereadores]. Lembramos as lições do padre Zé, fundador do educandário, hoje dirigido pela professores Petronila e pelo professor Raimundo, e para quem já passou pelo Diocesano ou acompanha os desfiles do 7 de setembro começamos com uma estrofe do nosso hino que sempre declamamos: 'Itaporanga espera a vitória / Dos teus bons filhos / Na vida lutar / Pra elevar o teu nome / E tua glória / Eis teu Ginásio / Fiel a marchar'; e marchamos. E continuamos a marchar. Levando esse alunos pra vitória", disse Ismael.
Ele finalizou sua fala dizendo que "vamos representar Itaporanga numa etapa nacional contra equipes de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, dentre outras, ou seja, nosso esporte, de uma maneira geral, precisa de incentivo e apoio. E nós podemos fazer mais mesmo que nada seja feito [pelo poder público]. Representamos Itaporanga acima de qualquer instituição de ensino e isso é um orgulho pra nós. Isso nos motiva a continuar na luta porque Itaporanga é uma cidade de guerreiros. E assim o faremos com fé em deus e as bençãos de padre Zé, retornaremos mais orgulhosos ainda dessa nossa jornada", concluiu.

Nenhum comentário: