Um projeto fitoterápico fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com a Universidade Federal da Paraíba, está sendo implantado nas unidades hospitalares da rede estadual, utilizando plantas medicinais para tratamento de pacientes. Inicialmente, o projeto foi implantado no Hospital Geral de Mamanguape e será expandido para toda a rede hospitalar.
Por meio de uma horta de plantas medicinais, cultivada nas instalações do Hospital Geral de Mamanguape, os pacientes da unidade estão sendo beneficiados com tratamento natural. A finalidade do projeto é implementar a política de práticas integrativas de saúde, viabilizando estudos sobre plantas medicinais e fitoterapia e, consequentemente, a eficácia no tratamento de doenças.
“A ideia é também promover um verdadeiro ciclo produtivo que inclui estudantes das áreas de Saúde, Biologia, Ecologia e Humanas; profissionais de saúde e usuários dos serviços. “Todos saem ganhando. Os estudantes aprendem, na prática e em campo, o que é visto na teoria, nas salas de aula. Os profissionais, já no mercado, aprendem, através da capacitação e contato direto com as plantas medicinais, a funcionalidade e os benefícios que elas podem trazer à saúde. E a população recebe tratamento natural e eficaz, associando os princípios da educação popular ao saber científico”, explicou o assessor de extensão da Pró-Reitoria da UFPB, Emmanuel Falcão. (com Ascom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário