quinta-feira, 4 de maio de 2017

Maranhão pede à ministro prioridade na conclusão das obras de transposição

“A situação na Paraíba já é de emergência. A Transposição precisa atender à maioria dos municípios do Estado”, afirma o senador José Maranhão. Ele reuniu-se nesta quarta-feira (3) com prefeitos de diversos municípios paraibanos no Senado e no Ministério da Integração Nacional, onde voltou a pedir prioridade na conclusão das obras para levar água do Rio São Francisco ao sertão e demais regiões da Paraíba.
Preocupados com as dificuldades enfrentadas pela população por causa da seca, os prefeitos reivindicam ainda melhorias no Sistema Adutor do Pajeú, para que possam ter acesso às águas do Velho Chico. Presentes também o senador Raimundo Lira, o deputado federal Hugo Motta, e o deputado estadual Nabor Wanderley. 
Durante o encontro com o ministro Helder Barbalho e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCs), Angelo Guerra, os prefeitos expuseram a situação emergencial de muitas cidades paraibanas. Angelo Guerra explicou que já estão disponíveis R$ 55 milhões para prosseguimento das obras da Transposição, mas esclareceu que a finalização da segunda etapa do Eixo Norte demandará um total de R$175 milhões. “Já existe a obra contratada, se colocar o dinheiro, nós concluímos”, assegurou o diretor-geral do DNOCS.
Para o senador José Maranhão, a emergência na Paraíba já existe. “Sabemos que a transposição não levará água direto a todos os municípios. Temos uma solução parcial no Eixo Leste, com as águas chegando ao Boqueirão. Preparamos a Paraíba para as águas do São Francisco ali, onde elas poderão chegar até Pedra Lavada. Mas temos ainda problemas na distribuição. O pessoal de Sabugi, de Patos, sabe que quando construir o terceiro eixo vai haver a chegada da água. Para que não se repita no futuro o que está acontecendo agora é importante que a transposição atenda à grande maioria dos municípios paraibanos”, afirmou ao ressaltar a importância da conclusão de todo o Eixo Norte da Transposição.

Nenhum comentário: