sexta-feira, 5 de maio de 2017

Mais de 250 prefeitos da PB e RN ocupam a Praça do Meio do Mundo em protesto contra o arrocho financeiro

Os prefeitos dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, que realizaram, na manhã desta sexta-feira (05), mobilização na Praça do Meio do Mundo – que é o encontro da BR 412 com a BR 230 – na divisa dos municípios de Campina Grande, Boa Vista e Pocinhos, para alertar os cidadãos sobre a crise na administração municipal, elaboraram uma carta, ao final do protesto, reunindo reivindicações dos gestores dos dois estados nordestinos ao Governo Federal.
IMG-20170505-WA0062
A principal cobrança é o aumento do repasse financeiro dos programas sociais que, na grande maioria, não é atualizado há mais de 10 anos. O evento foi coordenado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). “A ideia é chamar a atenção da população para a crise dos municípios da PB e RN, as dificuldades da administração municipal e a necessidade de um novo pacto federativo”, reforçou o presidente Tota Guedes. 
De acordo com Tota Guedes, outro objetivo de hoje era o de reacender a discussão sobre o Pacto Federativo. “Hoje os municípios participam com 18% do bolo tributário nacional. Essa forma de distribuição da receita do país é muito perversa para os municípios”, defende o presidente da Famup.
Tota Guedes considerou a manifestação pacífica. Na oportunidade, os prefeitos entregaram a pauta do movimento aos transeuntes e autoridades presentes. A manifestação antecedeu a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, acontece entre 15 e 18 de maio, em Brasília.
Na condição de vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fez uma defesa enfática da união dos gestores públicos municípios para enfrentar as dificuldades provocadas pela crise econômica, que vem gerando cortes significativos nos repasses de recursos federais e estaduais. Para ilustrar a defesa de mais união e integração dos gestores públicos municipais, Luciano Cartaxo citou como exemplo a rede pública de Saúde de João Pessoa, sobretudo os hospitais e a rede de UPA’s, que destinam mais de 40% de seus leitos e atendimentos a pacientes do Interior do Estado.

Nenhum comentário: