terça-feira, 16 de junho de 2020

Presidente da Fundação Espaço Cultural, Nézia Gomes, pede demissão do cargo após cinco anos; ela nega crise política e possível candidatura a vereadora

A presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, Nézia Gomes (foto) pediu demissão nesta terça-feira (16) após cinco anos a frente da pasta. A jornalista foi efetivada no cargo em 2016, em substituição a professora Márcia Lucena que deixou o cargo para disputar a Prefeitura do Conde.
Produtora cultural, Nézia Gomes revelou em contato que sua decisão de entregar a presidência da FUNESC foi motivada por mero entendimento pessoal de que tinha concluída sua contribuição após 15 anos de atuação em diversas áreas, inclusive na Cultura. 
"Ao encerrar a fase do programa virtual de apoio à cultura na FUNESC, isto domingo achei que tinha chegada a hora de encerrar este ciclo", afirmou ela negando qualquer motivação político – partidária, comentou. Segundo ela ” nem filiada a partido eu sou, por isso também não procede a informação de que vou ser candidata a vereadora “.
Ela informou que está pensando em voltar a estudar em área e curso ainda indefinido. O nome para substituir a gestora ainda não foi publicado. 

Nézia Gomes já ocupou o cargo de Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa. Iniciou sua trajetória profissional e militância no movimento de mulheres, integrando a equipe da ONG Feminista Centro da Mulher 8 de Março e na Marcha Mundial de Mulheres. Em 2005, foi convidada para assumir a assessoria de comunicação da então Coordenadoria das Mulheres do município, onde desenvolveu junto à equipe, várias campanhas institucionais de valorização à mulher.
Ela também ocupou a Secretaria Executiva de Comunicação do Estado e foi secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana. Em seguida, migrou para a vice-presidência da Fundação Espaço Cultural, onde foi coautora de novos projetos de fortalecimento da cultura popular, como o Cambada e o Interatos. O anúncio da demissão foi feito por meio de seu perfil no instagram em que relata a experiência vivida liderando o maior setor cultural paraibano. 

Confira a carta deixada por ela : 

"Foram cinco anos e seis meses à frente da Funesc. Entreguei o cargo com o coração cheio de gratidão por tudo que conseguimos realizar neste período. Como dizia Guimarães Rosa, a vida quer da gente coragem. E foi a coragem que me fez entender o momento de se retirar de um espaço que tenho amor e compromisso, mas que por outros fatores não me cabe mais. O compromisso com a cultura me fez ficar, é o mesmo que me faz agora se retirar. Gratidão a todas as pessoas que tive a alegria de encontrar nesta trajetória. Quem participou de alguma ação e que viveu conosco a alegria de fortalecer a cultura paraibana. A equipe maravilhosa e humana da funesc, minha eterna gratidão. Enfim, desejo dias melhores para a cultura e toda sua cadeia produtiva. Avante!"

Nenhum comentário: