domingo, 7 de novembro de 2010

Gestão Djaci recupera estradas vicinais, doa doses para vacinar rebanho e cadastra agricultores para o Garantia Safra 2010/2011

Os criadores rurais do município de Itaporanga que possuem rebanho bovino estão recebendo gratuitamente da Prefeitura Municipal, desde o mês passado, doses de vacina contra a febre aftosa. São cerca de 1.200 doses entregues sem nenhum custo para os proprietários, que estão cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
De acordo com o secretário Sebastião Rodrigues Lemos quem não vacinar e não comprovar a vacinação poderá ser multado, além de ter que aplicar o medicamento posteriormente. A distribuição gratuita das doses contra a aftosa no município faz parte do programa municipal de vacinação contra a aftosa.
"Estamos atendendo aos criadores que estão cadastrados, evitando o surgimento de focos da doença. Aqueles criadores que não possuem mais gado devem procurar os pontos de distribuição de vacina para evitar o cadastro. E os novos criadores devem fazer o cadastro trazendo o número do CPF do proprietário e o número do Incra para poder receber a vacina gratuitamente", explicou o secretário Sebastião Lemos.

Recuperação de Estradas Vicinais
A Prefeitura de Itaporanga recuperou também este ano toda malha das estradas vicinais do município. As obras beneficiam diretamente dezenas de famílias de agricultores que enfrentavam dificuldades e estavam sem condições de escoar seus produtos, além de proporcionar outros benefícios, como transporte escolar, saúde e energia elétrica.
Em contato com o blog, o secretário Chefe de Gabinete da P.M.I Ricardo Pinto, complementando palavras do secretário da Agricultura, disse que foram realizados ainda serviços de drenagem e recuperação em passagens molhadas. "O principal objetivo da gestão Djaci Brasileiro para o setor agrícola não é somente recuperar estradas, mas também levar saúde, educação e outros benefícios para melhorar a qualidade de vida dos agricultores, fixando o homem do campo em seu lote. Esse é o grande benefício social", acrescentou.

Garantia Safra 2010/2011
A Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também já cadastrou os agricultores para o Programa Garantia Safra 2010/2011. Foram feitos 581 cadastros de agiculores que tiveram percas nas suas culturas de milho e feijão no município. O cronograma de atendimento foi realizado nas associações e executado de acordo com datas definidas para cada localidade, as inscrições foram feitas por equipes com representantes da Secretaria de Agricultura do Município e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
"É de grande importância o garantia safra para os agricultores que tiveram suas lavouras perdidas pela falta de chuvas que vem ocorrendo em nosso município, pois é uma ajuda na renda do agricultor que logo após ter tido prejuízos financeiros no preparo da terra e a chuva não veio o suficiente, também a prefeitura já providenciou os requisitos do aporte  2009/2010 para que os agricultores possam receber o benefício após ser liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)”. Afirmou o secretário Sebastião Lemos (na foto acima).

Um comentário:

Anônimo disse...

O secretário deixou defalar na participação da emater de itaporanga no Programa garantia safra 2010/2011. Quem fez a emissão das daps? Foi a secretaria, o conselho ou a emater? como produtor, não beneficiado, acho que a emater é muito importante nesse programa do governo federal.