terça-feira, 6 de setembro de 2011

Após governador taxar denúncia como mentira médico divulga foto de furadeiras usadas em cirurgias em JP

Realmente esse caso do uso de uma furadeira por cirurgiões no Hospital de Trauma em João Pessoa ganhou de maneira negativa a atenção da mídia nacional, que trata a questão da saúde na Paraíba como um caos. O governador Ricardo Coutinho, a respeito da assunto, declarou que a informação seria uma "mentira" e disse, por cima, que iria "provar" a farsa.
Pois bem, aí aparece um e-mail enviado à reportagem do G1 por Valdir Delmiro, médico e presidente da Cooperativa dos Cirurgiões do Hospital de Emergência e Trauma Senador Huberto Lucena,  em que divulgou fotos das furadeiras usadas para realizar cirurgias cranianas. Segundo o médico, o procedimento também é adotado no Hospital Ortotrauma de Mangabeira, em João Pessoa.
O médico ainda afirmou que ele próprio usa os equipamentos para procedimentos cirúrgicos. Segundo ele, o equipamento até pode ser usado em situação de emergência, mas a utilização virou rotina no hospital. De acordo com ele, os dois craniótomos, equipamentos adequados para abertura de crânios, vão para manutenção várias vezes e por isso as furadeiras estão sendo usadas com muita frequência.
A Cruz Vermelha, responsável por gerenciar o hospital, revelou que esse aparelho não funcionada há mais de um ano. O secretário de Saúde da Paraíba, Waldson de Souza, no entanto, desmentiu o uso de furadeiras no hospital. Já o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba anunciou nesta terça-feira (6) que vai abrir uma sindicância para apurar o uso de furadeiras domésticas em cirurgias cranianas no  Trauma de João Pessoa.
O caso é de extrema delicadeza porque estão brincando com a vida do ser humano.

Nenhum comentário: