domingo, 4 de setembro de 2011

Família comemora em requintada festa na capital os 90 anos de José Barros, uma das reservas morais do Vale

Durante o brinde, Zé Barros ao lado de dona Antônia é cercados pelos filhos (em sentido horário): Penha, Damião, Mª de Lourdes, Carminha, Dr. Erasmo, Drª Magna, Assis, Eládio e Francisca.
Esta semana uma linda festa foi realizada para homenagear um grande homem, integral, em que quase todas as palavras certas já foram ditas por quem privou, aprendeu e cultivou amizades. O que poderia ter sido uma vida sem sobressaltos transformou-se num percurso fascinante, por suas opções políticas, sua coragem, sua firmeza e resistência. Já dizia o poeta: 'Uma vida longa dá para tudo!'. Diante dessa frase não é fácil a tarefa de resumir, ainda que em poucas linhas, qualquer face de uma figura poliédrica como seu José Barros de Sousa - ou simplesmente Zé Barros - nas suas nove décadas de uma vida inatacável, toda dedicada a fazer o bem ao próximo.
Nove décadas, de uma vida construída a custas de muito suor e trabalho, comemoradas numa requintada confraternização de quatro gerações. Sua esposa dona Antônia Henrique Barros, seus filhos, sobrinhos e netos, além de seus irmãos, se reuniram  em João Pessoa para celebrar os 90 anos de vida de Zé Barros. Antes foi celebrada uma Missa em Ação de Graças na Igreja de N. S. da Conceição, no bairro de Tambauzinho.
Nascido no dia 30 de agosto de 1921, no sítio Laurindo, no município de Misericórdia (Itaporanga), hoje pertencente ao município de Diamante, Zé Barros quase não foi criança, pois começou a trabalhar logo cedo ajudando seu pai (Serapião Barros da Silva) nas tarefas da roça. Não teve a oportunidade de estudar, apenas frequentou a escola por alguns dias, entretanto, tinha no seu ideal ver seus filhos formados.
Na sua visão a agricultura não iria lhe proporcionar o seu objetivo, por isso, viajou para a cidade de Serra Talhada (PE) e chegando lá abriu um comércio. No entanto, não conseguiu êxito. Foi aí onde surgiu na sua vida a arte da fotografia, em 1952, quando começou a trabalhar e, logo em seguida, volta a sua terra natal para desenvolver a atividade de fotográfo. E foi como fotográfo que ele conseguiu realizar todos os seus sonhos.
Ainda menino, tinha no coração a semente da vocação que se tornaria uma árvore frondosa em que muitos buscariam abrigo, aconchego, descanso, ânimo e força para a caminhada. Fez-se um grande homem, colocando-se a serviço como servo e servidor. Aqui está a grande força e o grande sentido da vida dele: ter-se colocado como instrumento para o próximo.
Na segunda foto Zé Barros está com dona Antônia e na foto acima ele recebe o carinho especial dos netos e bisnetos
Zé Barros e seus irmãos José Nildo, Francisca, Manoel, Galego e Ilza
Zé Barros foi candidato a vice-prefeito por duas oportunidades, se elegendo na segunda, e a prefeito uma vez. Foi durante sua campanha a prefeito de Itaporanga, nas eleições de 1989, que a cidade presenciou o maior arrastão que se teve notícia, saindo do conjunto Chagas Soares até o centro da cidade (uma distância de quase dois quilômetros). Mesmo com grande clamor popular não conseguiu chegar ao Paço Municipal, objetivo que se alcançado dificilmente o largaria.
Zé Barros, um homem simples querido por todos os itaporanguenses, é uma das reservas morais do Vale do Piancó. No mesmo momento em que comemora 90 anos de vida, extende a festa também aos mais de 70 anos de casamento com dona Antônia Henrique. Eles casaram-se ainda jovens, aos 17 anos e alguns meses, e tiveram juntos uma prole de 11 filhos, dentre os quais a pediatra Magna, o neurologista Erasmo (um dos mais destacados profissionais da Paraíba nesta área) o meteorologista Eládio e o professor Damião. 
 O aniversariante com o seu filho do coração, Damião Ferreira Neves e família
Como profissional fez grandes discipulos como Damião Ferreira Neves, seu filho de coração. Mas não posso deixar de citar também (meu pai de coração) Cícero Lopes, grande discípulo e amigo de seu Zé Barros. Familiares e amigos desenjam-lhe força, graça, vida, saúde, ânimo e coragem para não somente passar por este mundo, mas por deixar marcas do bom exemplo, testemunho e vida vivida a serviço dos demais.
Zé Barros recebeu também o carinho dos sobrinhos, dentre os quais na foto acima o prefeito Hércules Mangueira (do município de Diamante)
Ou seja, está ante nós um homem que, tendo ao longo dos anos ensinado tanto, teve a superior virtude dos que muito sabem: não só ensinar mas aprender. Com o estudo, com a vida, com a experiência. E toda essa vida notável, em si mesma, se torna ainda mais notável porque Zé Barros soube e sabe viver com a serenidade e a simplicidade que dão a sabedoria e a modéstia. A família gradece pela sua vida e presença, que ele continue sendo luz a brilhar no meio dos seus queridos, entusiasmando e encorajando-os.  Que o Deus continue derramando em sua vida suas bênçãos e graças.
A seguir, para finalizar, transcrevemos as lindas palavras ditas por Drª Magna (na foto dançando com o pai) durante a missa: "[...] Muito obrigada pai pelas madrugadas geladas enfrentadas em seu trabalho cotidiano, mas com a firme vontade de vencer e educar seus filhos. Hoje vemos que essa dedicação deixou marcas profundas no seu rosto cansado, mas o coração tranquilo podendo dar o grito de um grande vitorioso, com a vitória de ver seus filhos formados, seguindo o caminho do bem", disse.

Nenhum comentário: