domingo, 18 de setembro de 2011

MEC vai debater três formas de aumentar carga horária escolar; ministro diz que ampliação de dias letivos seria melhor administrado pelas redes de ensino do País

Na foto acima, sala de aula da Escola Municipal Santa Mônica em Itaporanga
O Ministério da Educação vai debater três propostas para ampliar o tempo que o aluno passa dentro da escola. Estão em discussão o aumento de dias letivos, de 200 para 2020; a ampliação da carga horária diária, priorizando a Educação Integral; e, por fim, uma junção das duas formas, que estabeleceria, por lei, um novo número mínimo de dias e de horas, ao qual as redes se adaptariam da forma mais conveniente. O MEC entende que a carga horária atual, de quatro horas, é pequena.
"Por exemplo: se são fixadas no mínimo mil horas ou 200 dias, a escola pode dar cinco horas por dia e manter 200 dias letivos ou dar 4h30 em 220 dias", disse o ministro Fernando Haddad ao enfatizar que a decisão, da terceira opção, seria das redes e não da escola. No entanto, segundo ele, a realidade brasileira seria mais adaptável ao aumento de dias letivo.
A idéia do MEC é "encurtar" o tempo que a criança fica longe da escola. "Na prática, hoje temos 12 semanas sem aulas. Temos de pensar o quanto isso descola o aluno do mundo do conhecimento", comentou. "As evidências mostram que a conbinação 44 semanas de aulas e 8 de férias é muito melhor e mais eficiente que 40 de aulas e 12 sem. Mas precisamos debater issa questão", concluiu o ministro.(com Estadão)

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