sexta-feira, 14 de outubro de 2011

16º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército faz desfile militar em Itaporanga e encanta população

Num momento histórico para o município de Itaporanga, o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro (16 RCMec) sob comando do coronel Antônio Almério Ferreira Diniz Filho fez seu desfile militar, no final da tarde desta quinta-feira (13), na Avenida Getúlio Vargas que estava completamente lotada por milhares de pessoas. O 16º RCMec está instalado em Itaporanga desde o último sábado para treinamento militar de defesa externa. Ao todo, o 16º RCMec trouxe à Itaporanga 300 homens e cerca de 60 viaturas, denre tanques de guerra, caminhões, jeeps, pipas, veículos de reabastecimento, ambulâncias e carretas.

Coronel Almério no momento em que falou aos itaporanguenses
A revista da tropa foi realizada pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Dr. Djaci Farias Brasileiro, acompanhado pelo Comandante do Regimento. O desfile foi composto por um grupamento de desfile a pé e um grupamento mecanizado. Grupos de Combate, embarcados em viaturas [tanques] blindadas Urutu e Cascavel, realizaram demonstração de embarque e desembarque em movimento. Participaram também do desfile a Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino e a Banda de Música do 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Itaporanga.
O Comandante do 16º RCMec, no uso da palavra, agradeceu o acolhimento e a hospitalidade dos itaporanguenses em nome do prefeito Djaci Brasileiro. O gestor, no momento de sua fala, externou alegria pelo momento histórico vivido pelo seu povo e disse que o município sente-se feliz pela presença do Exército Brasileiro fazendo treinamento na 'Rainha do Vale'. Em nome do povo itaporanguense, o prefeito renovou votos de consideração e admiração pelo Exército Brasileiro e disse que a cidade estará sempre de braços abertos, assim como o Cristo Redentor, para receber os militares do Exército.
Na oportunidade o coronel Almério fez entrega de comendas e diplomas ao prefeito e demais autoridade pelos relevantes serviços prestados no município e pela acolhida do 16º RCMec. No desfile militar desta tarde a população ficou extasiada com a força das dezenas de viaturas, a exemplo dos tanques Urutu e EE-9 Cascavel que é uma Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR), responsável pela mobilização dos Regimentos e Esquadrões de Cavalaria Mecanizada.
Já o EE-11 Urutu é uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) que protege a guarnição contra tiros diretos de armamentos até calibre 7,6 mm. Assim como o Cascavel, o Urutu equipa os Regimentos e Esquadrões de Cavalaria Mecanizados. Transporta até 12 homens e seu armamento é constituído de uma metralhadora .50, instalada na torre da viatura. O desfile ainda contou com dezenas de Caminhões para transporte da tropa, diversas ambulâncias, ônibus, jeepes e carreta. Veja abaixo momentos do desfile:
Ao todo, o 16º RCMec trouxe à Itaporanga 300 homens e cerca de 60 viaturas, denre tanques de guerra, caminhões, jeeps, pipas, veículos de reabastecimento, ambulâncias e carretas. O 16º RCMec dentro de sua área de responsabilidade ainda planeja, coordena e fiscaliza a busca, o transporte, a desinfecção e a distribuição de água potável no sertão paraibano.
Cascavel - Veículo blindado de reconhecimento, possui uma tripulação de 3 pessoas (comandante, atirador e motorista). Com uma tração de 6 x 6, o Cascavel foi criado e produzido aqui no Brasil, tem como curiosidade o fato de ter o maior número possível de peças comercializadas no mercado comum de auto-peças. Assim a aquisição de novas peças para manutenção fica mais fácil.
Urutu - Com muitas peças em comum com o Cascável (Ambos são sucesso de exportação da indústria bélica nacional) o Urutu é, no entanto, ao contrário do 1º, um veículo de transporte de tropas podendo levar até 14 soldados (incluindo o comandante e o motorista). Também com tração 6 x 6, utiliza motores Mercedes-Benz diesel nacional de 260cv ou Detroit Diesel nacional V-6 de 190cv, com uma autonomia de 750 quilômetros e uma velocidade máxima de 100 km/h. Tanto o Urutu quanto seu irmão menor, o Cascavel, são sucesso de exportação e possuem uma incrível credibilidade no mercado bélico internacional.

Nenhum comentário: