terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Crise na Polícia Civil da PB; efetivo é pequeno e metade estará aposentada em seis anos

O efetivo da Polícia Civil da Paraíba é insuficiente para investigar a criminalidade do Estado, que segue em índices alarmantes. Re revelam dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social. A Lei Estadual de nº 4.268/05, de agosto de 1981, remete ao Governo do Estado comprometimento em fornecer aproximadamente 9 mil homens para acompanhar as investigações criminais.
No entanto, atualmente na Paraíba, apenas 1.917 homens compõem a Polícia Civil, o que representa 21% do que estabelece a lei. Os dados revelam ainda que a maioria dos policiais civis tem mais de 40 anos de idade, tendo em vista que dos 1.917 policiais civis, 52% trabalham há mais de 24 anos, ou seja, irão se aposentar em 6 anos. Restando então, 47% dos homens que tem 8 anos de serviço.
O número reduzido de policiais civis na Paraíba preocupa ainda mais, quando se leva em consideração que apenas nos primeiros 30 dias deste ano, 145 pessoas foram assassinadas. Na maioria dos casos, as investigações não foram concluídas. O último concurso público realizado pelo Governo, com o objetivo de completar o efetivo da Polícia Civil, foi realizado no ano de 2008. Dos candidatos aprovados, apenas 150 foram convocados. (com PollyanaSorrentino)

Nenhum comentário: