quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PCB decide não disputar eleição em nenhuma cidade da PB este ano e dissolve órgãos municipais, entre os quais de Diamante, Emas, Itaporanga e São José de Caiana

A direção nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) informou ontem (8) que não participará das eleições municipais deste ano em nenhum município da Paraíba. Da mesma forma, estão desautorizadas as composições de alianças para o pleito, já que o partido não tem mais órgão municipal em nenhum município paraibano, pois foram constituídos no passado por um órgão estadual destituído oficialmente.
O "Partidão" teve como candidato a governador em 2006 o itaporanguense Francisco Carlos Firmino [que era presidente estadual da sigla]. Nas eleições de 2008, o PCB lançou candidato em vários municípios, inclusive, no Vale do Piancó, a exemplo de Itaporanga [com Virgulino Leite] e Diamante [com o Mancha]. De lá pra cá, Virgulino migrou para o PSB e depois deixou o comando da legenda socialista, após as eleições de 2010, e filiou-se ao PTN, ano passado, pelo qual será candidato a vereador no pleito vindouro. O PCB em Itaporanga estava inativo. Enquanto 'Mancha', hoje, preside o Democratas em Diamante.
"Não há órgão municipal onde não há órgão estadual, conforme a lei e os estatutos partidários. Sendo assim, o PCB não vai disputar eleição municipal deste ano em nenhuma cidade da Paraíba", diz a nota divulgada pelo Comitê Central do PCB, que também encaminhou um ofício ao TRE-PB sob o número 3.156/2012 informando as decisões internas. Na Paraíba, havia 16 órgãos municipais constituídos pelo antigo órgão estadual.
De acordo com o ofício encaminhado ao TRE-PB, assinada pelo secretário-geral Ivan Martins Pinheiro, estão dissolvidos os órgãos municipais em: Areia, Bayeux, Cabedelo, Campina  Grande, Cruz do Espírito Santo, Diamante, Emas, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Patos, Princesa Isabel, Santa Rita, São José de Caiana e São José de Princesa.

Nenhum comentário: