domingo, 15 de abril de 2012

Deputados debatem criação de CPI nesta segunda-feira

A Assembleia Legislativa vai dar curso ao pedido de criação da CPI do “Jampa Digital”, um dos temas da reunião desta segunda-feira (16) com os líderes de bancada. A oposição não quer acordo com a situação, mesmo havendo uma movimentação neste sentido. Com isso, prevalecendo o dissenso, o presidente do legislativo estadual, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), deve fazer a leitura do requerimento de CPI no plenário ainda esta semana.
Alega que, como presidente da Assembleia, não lhe resta senão a alternativa de cumprir o que manda o regimento interno. O pedido de investigação parlamentar traz as assinaturas de 16 deputados estaduais, todos da base de oposição. Esse número contém quatro assinaturas além do mínimo exigido, que é de doze. Confirmando-se a leitura, o documento vai à publicação. Como trata-se de um requerimento assinado por 16 deputados de oposição, não há risco de cinco ou seis retirarem as assinaturas.
A reunião dos lideres de bancada, com sempre acontece, será de portas fechadas. O pedido de criação surgiu depois de uma denúncia do programa Fantástico, da TV Globo, que exibiu um projeto – Jampa Digital, que jamais funcionou. Foram investidos mais de R$ 4 milhões e o projeto tinha objetivo levar internet grátis para a população da cidade. O projeto foi uma criação do ex-prefeito Ricardo Coutinho. Foi lançado há mais de dois anos atrás. Até agora nada.
Ouviu-se uma proposta conciliatória, mas não foi atendida pela bancada de oposição, que pretende esclarecer porque, de fato, o “Jampa Digital” não funciona. Quer saber também para onde foram os mais de R$ 4 milhões que a prefeitura diz ter investido no projeto. Enfim, outras perguntas ainda sem respostas a serem esclarecidas. Sobre a CPI, quem falou da reunião da mesa diretora com os líderes da bancada foi o deputado democrata Branco Mendes (foto), primeiro-secretário da Assembleia. “Só acho que essa é uma atribuição do legislativo municipal de João Pessoa”, justificou.
Portanto, nesta segunda-feira vai ao ar o primeiro capítulo dessa história.
Da Redação com Marcone Ferreira

Nenhum comentário: