sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ministério da Saúde promove capacitação para secretários municipais da Saúde do Vale do Piancó

Foi realizada ontem uma reunião na Sede da 7ª Gerência Regional de Saúde do Vale do Piancó reunindo Secretários de saúde municipais, coordenadores e representantes da área de saúde das prefeituras regionais com técnicos do Ministério da Saúde. Eles participaram de uma capacitação sobre a usabilidade do Sistema Sisprenatal (Sistema de acompanhamento das gestantes desenvolvido pelo data sua com incentivo do Ministério da Saúde). A palestrante Marta Roseane Cordeiro informou que o modelo servirá como informativo para alimentação de cadastro e acompanhamento das gestantes no pré natal até a consulta puerpéria: Consulta após o parto.
A gestante recebe atendimento no local de saúde como PSFs, Unidade de Saúde ou Centro de Saúde, preenche os dados da gestante e é encaminhada para a consulta com todos os exames necessários. Após isso ela é atendida pelo profissional de saúde enfermeiro com especialização obstetrícia além do médico. Após o atendimento a ficha da gestante será encaminhada pelo através de um sistema informatizado até o Ministério da Saúde. No entanto, durante a reunião o secretário de Saúde Antonio Marcos, da cidade de Santana dos Garrotes, levantou uma questão que ia passar desapercebida pelos presentes no local. 
O secretário chamou a atenção acerca de uma nota técnica do Ministério da Saúde que cancela o custeio do deslocamento das gestantes. Os presentes ficaram revoltados com a notícia surpresa do Ministério da Saúde cortando as verbas que foram anunciadas pelo próprio Ministério há pouco tempo e agora sem nenhuma explicação o Ministério emite uma Nota que não viabilizará mais essa ajuda de deslocamento as gestantes do Brasil. Segundo o secretário de Saúde de Santana dos Garrotes, as gestantes das pequenas cidades não vão entender o assunto. Diante do questionamento os presentes informaram que o Ministério da Saúde deveria voltar a custear a ajuda as gestantes ou no mínimo o Ministério da Saúde usar a mídia para esclarecer o cancelamento das verbas. (com Joaquim Franklim) 

Nenhum comentário: