quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Debate TV Arapuan: Candidatos respondem perguntas de representantes sociedade civil sobre desenvolvimento, segurança, saúde e funcionalismo

Candidatos ao Governo do Estado trocam 'farpas' em debate do Sistema Arapuan
O debate promovido pela TV Arapuan, na noite desta terça-feira (19), apresentou no segundo bloco a participação de representantes da sociedade civil organizada. Eles questionaram os candidatos a governador sobre os temas saúde, segurança pública, desenvolvimento intermunicipal e valorização do servidor público.
O primeiro participante sorteado foi o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros, que perguntou ao governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB) sobre as suas propostas para resolver o problema da superlotação identificada nas unidades de urgências e emergências; a carência de leitos e de profissionais médicos em várias regiões.
Na resposta, Ricardo Coutinho prometeu descentralizar o serviço de urgência e emergência da Capital e Campina Grande para municípios do Sertão e Cariri; transformar a maternidade Frei Damião em um hospital específico para o atendimento à mulher; instalar um Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Doenças neurocerebrais, com a aquisição de seis aparelhos para tomografia de alta resolução para serem instalados em unidades hospitalares em diversas regiões.
No comentário sobre a resposta do governador, o candidato Major Fábio (Pros) criticou os gastos apresentados pelo governador Ricardo Coutinho com comunicação, nos últimos quatro anos. Segundo ele, os milhões investidos em propaganda seriam suficientes para construir o Hospital Regional de Santa Rita, a compra de equipamentos novos e a construção de várias unidades de saúde.
Segurança Pública
O segundo participante sorteado foi o presidente da Comissão de Políticas de Segurança e Drogas da OAB/PB, Deusimar Guedes. Ele questionou o candidato Major Fábio, dentro do tema segurança pública, sobre qual seria a sua política para o combate às drogas. Na resposta, o membro do Pros prometeu apresentar o programa “Fronteiras Fechadas para o Crime”, que pretende fechar as divisas do Estado, com mais policiais nas ruas e aquisição de equipamentos, a exemplo de armamento e veículos leves blindados e unidades de monitoramento móveis.
No comentário, o candidato Tárcio Teixeira (Psol) falou sobre a importância da valorização dos servidores da segurança pública, a exemplo dos policiais militares, civis e realização de concursos públicos dentro da área.
Desenvolvimento
Dentro do tema “Desenvolvimento”, o presidente da Famup, Tota Guedes, questionou o candidato Vital do Rêgo Filho (PMDB) sobre qual seria o tipo de parceria que ele pretende implantar entre o Estado e os municípios paraibanos, caso ele seja eleito. Em resposta, o senador peemedebista destacou a interiorização do desenvolvimento, priorizando a integração intermunicipal, através da duplicação da BR-230, entre Campina Grande e Cajazeiras; melhoramento da malha ferroviária; construção do Porto de Águas Profundas e preparação para o recebimento das águas oriundas da transposição do Rio São Francisco.
No comentário sobre a resposta, o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) assegurou que irá retornar com o programa “Boa Nova” na Paraíba, para assegurar obras de esgotamento sanitário e de abastecimento d’água em todo o Estado; a duplicação da BR-230; o fortalecimento da fronteira entre Campina Grande e Pernambuco; o incentivo fiscal para a instalação de grandes empresas no Estado; e o investimento em matrizes energéticas.
Educação
Na área de “Educação”, o presidente da APLP, professor Francisco Fernandes, questionou o candidato Cássio Cunha Lima sobre a política que ele pretende implantar para a valorização do magistério e se ele vai implantar o piso salarial integral para a categoria.
O tucano afirmou que o seu primeiro compromisso, caso seja eleito, será o de restabelecer o diálogo com todas as categorias, em especial, com os professores, realizar concursos públicos de maneira permanente, retornar a parceria com o Instituto Ayrton Senna e reimplantar a política de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Segundo ele, é preciso manter o diálogo, o respeito e a valorização, garantindo os mesmos direitos aos ativos e aos inativos.
No comentário, o candidato Vital do Rego prometeu implantar escolas integrais, ensino profissionalizante e convocar a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para treinar os docentes e garantir o cumprimento integral do PCCR. O peemedebista também assegurou que o problema de transporte “pau de arara” irá acabar definitivamente em todo o Estado, caso ele seja eleito.
Valorização do servidor público
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Paraíba, Vanda Coeli, questionou qual seria a política de valorização dos servidores públicos que o candidato Tárcio Teixeira pretende implantar no Estado. O membro do Psol afirmou que vai implantar o diálogo e o respeito com todas as categorias do funcionalismo público estadual.
O governador Ricardo Coutinho, em seu comentário, afirmou que foi o seu governo que implantou a data base do funcionalismo estadual; que mais chamou concursados para o funcionalismo público da história da Paraíba; que criou o 14º e 15º salário dos professores; e que manteve mesas de negociação permanentes com os professores, policiais militares e civis.

Nenhum comentário: