segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Surge uma nova liderança a partir de João Pessoa, Luciano Cartaxo...

Já escrevi aqui que líder tem que correr riscos e que a aliança costurara por Luciano Cartaxo [prefeito de João Pessoa] para apoiar Ricardo Coutinho e colocar seu irmão gêmeo como candidato a senador na chapa do socialista, foi a jogada de maior risco no tabuleiro político dos últimos anos. Mas destaquei também que quanto maior o risco que se corre, maior pode ser a recompensa.
Ninguém é maluco de duvidar que Luciano e Lucélio Cartaxo saem deste processo eleitoral de 2014 maiores do que entraram, por motivos óbvios. Quando se aliaram a Ricardo, o governador patinava na casa dos 23% em todas as pesquisas e Lucélio pontuava míseros 2% das intenções de voto para o Senado.
Quando todas as urnas foram apuradas no final da noite de ontem, ficamos com a impressão de que se tivéssemos mais uma semana de campanha, Lucélio era hoje o novo senador da Paraíba. A diferença entre Maranhão e o petisca foi de pouco mais de 8%, ou 120 mil votos, sendo que o eleito teve 647.271 e Lucélio, 521.938.
É de se destacar que Lucélio entrou numa disputa com dois nomes consagradas da vida pública paraibana, sendo Maranhão governador por três vezes e Santiago, deputado estadual, federal e senador por 11 meses.
Diante de tudo isso, quer queira, quer não, tem que se admitir que surge uma nova liderança a partir de João Pessoa, que é o prefeito Luciano Cartaxo, que com suas atitudes políticas e sua administração exitosa, deu a Lucélio mais de 50% dos votos para senador em João Pessoa e esmagadora maioria na região metropolitana de João Pessoa, o que mostra que a liderança de Cartaxo já ultrapassa as divisas da Capital.
E essa liderança de Cartaxo na grande João Pessoa, foi sem sombra de dúvidas, a mola mestra que impulsionou a expressiva vitória de Ricardo Coutinho sobre Cássio Cunha Lima na grande João Pessoa, haja vista antes do apoio do PT e dos Cartaxos, Ricardo enfrentava dificuldade em sua base, retratada na derrota de sua candidata a prefeita da Capital em 2012, Estela Bezerra.
Enfim, é sempre bom que novas lideranças políticas surjam na Paraíba e no Brasil, para oxigenar a Política com P maiúsculo. (Marcos Weric)

Nenhum comentário: