domingo, 24 de maio de 2015

XVIII Marcha a Brasília: prefeitos farão pressão para que Pacto Federativo saia do papel e que haja melhor distribuição de tributos

Tendo como tema central deste ano o Pacto Federativo: Esperança de vida aos Municípios, tem início nesta segunda (25) e segue até a próxima quinta-feira (28) a XVIII Marcha [dos Prefeitos] a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Por isso, a maioria dos prefeitos paraibanos desembarca hoje em Brasília.
O de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB) confirmou que estará presente à Marcha. Este ano acontecerá o inverso dos anos anteriores, quando os prefeitos se deslocavam ao Congresso Nacional para um diálogo com os parlamentares. Deputados e Senadores, inclusive os presidente das duas Casas, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além de líderes partidários é que irão ao encontro dos prefeitos discutir o Pacto Federativo.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apresentará, dentre as proposições elaboradas, uma que trata de mudança no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A ideia é criar um mecanismo provisionamento compulsório de recursos. Uma espécie de compensação quando houve reduções nos repasses por conta de crises financeiras. O que irá proporcionar melhor controle econômico por parte das prefeituras. 

Nenhum comentário: