sexta-feira, 14 de abril de 2017

Ministro Hélder Barbalho junto com senadores e deputados festejam chegada das águas do São Francisco no 'Boqueirão'

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitou a Paraíba nesta quinta-feira (13) para acompanhar a passagem das águas da transposição do rio São Francisco pela bacia hidrográfica do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que com apenas 3% de sua capacidade total agoniza a espera das águas do “Velho Chico”. O local escolhido foi a comunidade Riacho Fundo, no município de Barra de São Miguel, Cariri do Estado.
Confirmada e adiada por várias vezes ao longo da semana, a visita do ministro já demonstrava que seria rápida antes mesmo de sua chegada, já que nenhuma estrutura para realização de um ato formal, ou sequer um ponto de apoio para a comitiva, foram montados no local. Já sem a luz do dia, o ministro se dirigiu às margens do Rio Paraíba, onde dezenas de pessoas o aguardavam.
Em meio aos pronunciamentos improvisados das autoridades, feitos no escuro e à beira do rio, a água que descia em direção ao açude passou a ocupar rapidamente o local em que a comitiva estava. Já com a água próxima aos pés, Hélder Barbalho se empolgou, tirou os sapatos, dobrou calça e entrou no rio.
Ao fazer o gesto, Hélder “intimou” os demais membros da comitiva a fazer o mesmo. Entre eles, os senadores paraibanos José Maranhão, Cássio Cunha Lima e Raimundo Lira, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, deputados e prefeitos. Neste instante, todos deram as mãos e fizeram uma oração. Ainda descalço, Hélder cumprimentou alguns moradores da região e retornou a van que aguardava a comitiva.
Depois de Barra de São Miguel, o ministro retornou a Campina Grande, onde embarcou no Aeroporto João Suassuna. A expectativa da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba é de que o racionamento em Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba acabe no dia 20 desse mês.
 
 

Nenhum comentário: