segunda-feira, 3 de abril de 2017

Natural de Piancó, Chico Brasileiro foi eleito neste domingo novo prefeito de Foz do Iguaçu, no Paraná, uma das cidades mais importantes da região sul do País.

Resultado de imagem para chico brasileiro é eleito prefeito em foz do iguaçu
Natural da cidade de Piancó, na Paraíba, o odontólogo Francisco Lacerda Brasileiro foi eleito neste domingo (2/4), em eleição suplementar, o novo prefeito de Foz do Iguaçau, no Estado do Paraná.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Chico Brasileiro (como é mais conhecido) obteve 69.469 votos (56,35% dos válidos) e Phelipe Mansur (Rede), o segundo colocado, 38.039 votos. Chico Brasileiro foi eleito deputado estadual em 2014, com 50.0930 votos. Já exerceu o cargo de vereador por dois mandatos (2000/2004 e 2004/2008), foi vice-prefeito de Foz do Iguaçu (2008/20012) e secretário municipal de Saúde.
Chico Brasileiro é filiado ao PSD o mesmo partido do prefeito de Piancó, sua terra natal, Daniel Galdino. Formado em odontologia, o novo prefeito deve assumir o comando do executivo local até o dia 20, conforme o calendário estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). O vice é o ex-vereador Nilton Bobato (PCdoB).
Os dois se reúnem com a prefeita interina nesta segunda-feira (3/4) a partir das 9h30. "Vamos colher as primeiras informações para já poder iniciar a transição. Precisamos conhecer a realidade das contas do município de perto e elaborar um plano emergencial para ser aplicado já a partir da posse. Não temos muito tempo a perder. Foz do Iguaçu já sofreu demais e agora precisamos unir forças e começar a trabalhar", comentou o prefeito eleito.
Brasileiro disputou as eleições em outubro de 2016 e obteve 54.488 votos. Na ocasião, o primeiro colocado, com 58.163 votos, foi o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, que não pôde assumir porque estava com a candidatura impugnada. A decisão foi confirmada pelo TSE, que convocou novas eleições municipais.
Como os votos de Mac Donald não foram contabilizados e o resultado do pleito foi invalidado, desde o dia 1º de janeiro a prefeitura vem sendo comandada interinamente pela presidente da Câmara Municipal, a vereadora Inês Weizmann (PSD).
Resultado de imagem para chico brasileiro é eleito prefeito em foz do iguaçu
Antes, executivo estava cargo da vice-prefeita, Ivone Barofaldi (PSDB). Ela assumiu após o afastamento do então prefeito Reni Pereira (PSB), preso pela Polícia Federal durante a 4ª fase da Operação Pecúlio. Ele é réu em ações penais que apuram um esquema de corrupção comandado pelo ex-prefeito.
Depois de acompanhar a apuração com a família em casa, o prefeito eleito, apoiadores de campanha e eleitores iniciaram a comemoração da vitória em uma casa de shows da cidade antes de seguirem para o Centro da cidade. A chapa "Foz Levada a Sério" é composta por sete partidos: PSD, PCdoB, PP, PRTB, PEN, SD, PRB, PRP, PNM e DEM.
Resultado de imagem para chico brasileiro é eleito prefeito em foz do iguaçu
Durante a campanha, o candidato afirmou em programas eleitorais e entrevistas que pretende priorizar a saúde pública. Entre as medidas está a agilização de exames, consultas e cirurgias e a ampliação da cobertura das equipes da Saúde da Família. Chico pretende também recuperar a malha viária da cidade e implantar um novo sistema de transporte público.
O Paraná é o sexto estado mais populoso do país, com 11.242.720 pessoas. São Paulo continua sendo o estado mais populoso, seguido de Minais Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Dentro do estado paranaense, Foz do Iguaçu é a sétima cidade mais populosa. Atualmente, a Terra das Cataratas tem hoje 263.915 habitantes. A primeira é a capital Curitiba, com 1.893.997; seguida por Londrina 553.393; Maringá 403.063; Ponta Grossa 341.130; Cascavel 316.226 e São José dos Pinhais, que tem 302.759 habitantes.

Nenhum comentário: