quarta-feira, 13 de março de 2019

Hospital Metropolitano recebe primeiro pouso aeromédico com bebê cardiopata transferida do Ceará

Foi num voo de esperança que a bebê prematura, de apenas sete dias de vida, conseguiu chegar ao Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, que é referência em cardiologia no Estado. A neonata nasceu com um quadro grave de cardiopatia no Crato (CE) e necessitava de atendimento em uma UTI neonatal especializada. A transferência, realizada por meio de aeronave de asa rotativa biturbina (helicóptero), contou com os trabalhos da equipe aeromédica da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) do estado do Ceará. Esse foi o primeiro pouso aeromédico da unidade de saúde.      
A diretora da unidade de saúde, Roberta Abath, esclareceu que ações como essas movem toda uma logística multidisciplinar, a fim de salvar uma vida humana. “Toda a nossa equipe médica ficou a postos aguardando a chegada da recém-nascida. Assim que o helicóptero pousou em nosso heliponto, a neonata foi prontamente removida para UTI e segue internada”, afirmou a diretora-geral.
De acordo com Leonardo Torres, médico responsável pela paciente no período de voo, ocorrências como essas, fazem toda diferença, não só na vida do assistido, mas também da família. O hospital, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública do Estado da Paraíba especializada em neurologia e cardiologia. Dispondo de um heliponto, além de um moderno centro diagnóstico por imagem, o complexo hospitalar tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI e 11 salas de cirurgia.

Nenhum comentário: