sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Secretário diz que barragem de Nova Olinda recebeu injecção de concreto e não corre risco de rompimento

Parede da Barragem Saco, primeira do Brasil em concreto compactado com rolo
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Governo do Estado, João Azevedo, tranquilizou a população em relação a um possível rompimento da barragem Saco, localizada em Nova Olinda. O que vem sendo tema de conversas há várias semanas. Segundo Azevedo, no ano passado foi feito um trabalho de segurança da barragem com injeção de concreto, retirando toda a infiltração existente. “O trabalho de segurança já foi feito e, na próxima semana vamos iniciar o trabalho de recuperação”, disse.
João Azevedo disse ainda que o Governo dispõe de um trabalho de monitoramento permanente de todas as barragens do Estado, e os dados dão traquilidade sobre a situação desses equipamentos na Paraíba. Nesta sexta-feira, o auxiliar entregou ao secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro, pedido de recusos para recuperação e construção de novas barragens no Estado. Ele informou que só para recuperação foi solicitado R$ 6,8 milhões. (com Maispb)
A barragem Saco, de Nova Olinda, é o segundo maior reservatório d’água do Vale do Piancó. Sua capacidade hídrica é de 97,4 milhões de metros cúbicos. A barragem é uma das grandes obras hídricas do engenheiro e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos Dr. José Silvino, também ex-prefeito de Itaporanga. Ela foi iniciada no começo da década de 80 no governo Wilson Braga, mas sua inauguração só ocorreu em 1996.

Nenhum comentário: