terça-feira, 31 de maio de 2011

Cícero Lucena lamenta caos na saúde e apresenta Voto de Pesar pelo falecimento de jovem que ficou sem atendimento no Trauma

O senador Cícero Lucena (PSDB) ocupou a tribuna do Senado, nesta terça-feira (31), para protestar contra a situação caótica da educação, saúde e segurança na Paraíba. O parlamentar manifestou pesar aos familiares do jovem, Cristiano Alves Correia, 25, vítima fatal após a paralisação dos médicos do Hospital de Trauma, “em razão da falta de diálogo entre o Governo do Estado e o trabalhador paraibano”.
O senador sugeriu o engajamento dos parlamentares da bancada Federal, que constituem o Pacto pela União da Paraíba, na busca de alternativas que minimizem a dor dos paraibanos. Lucena iniciou fazendo um relato do sofrimento vivido por Cristiano e da dor dos seus familiares. "O jovem teve fraturas, traumatismo craniano e sofreu por mais de duas horas, em busca de um atendimento, até morrer. O caso foi destaque no Jornal Hoje e no Jornal Nacional da TV Globo de ontem".
Para o senador tucano a situação na Paraíba é de emergência. “O Governo da Paraíba deve ter humildade para reconhecer isso! O Governo precisa dialogar com as categorias, enfrentar os problemas com coragem e respeito à sociedade e ao povo, a fim de evitar consequências drásticas, como o falecimento desse jovem”, lamentou. "Dói a alma, quando o direito do cidadão é cerceado. Dói o espírito, quando impotentes observamos um familiar perder a vida por falta de atendimento médico, um direito que se diz garantido na Constituição Federal que este Congresso elaborou e aprovou em 1998".
O senador também abordou a greve dos professores da rede estadual, que ontem como forma de protesto ocuparam o Palácio da Redenção. “Os professores da rede estadual de ensino estão em greve há trinta dias. Ontem a situação chegou ao extremo. Imaginem seus filhos sem condições de frequentar a escola, em greve, há cerca de trinta dias?”, prosseguiu. "Quantos precisarão perder a vida para que o Governo negocie com os cirurgiões? Por quantos meses nossos professores permanecerão em greve em busca do cumprimento da Lei do piso nacional salarial? Por quantos dias nossas crianças e jovens continuarão sem aulas e comprometendo o seu futuro?".
O senador concluiu fazendo um apelo a bancada Federal, que estabeleceu a criação do Pacto pela União da Paraíba. “Vamos intermediar uma alternativa que retire a Paraíba desse fosso negro de intolerância, incerteza, desprezo e falta de sensibilidade”, finalizou.

Nenhum comentário: