domingo, 29 de maio de 2011

Em Sousa: Viaturas da PM estão paradas há meses em oficina e lojas não fornecem peças por conta de dívidas

Recebo e-mail do leitor João Fábio relatando situação de completo desleixo da prestação de serviço entre uma locadora de veículos, responsável pela assistência mecânica à frota da Polícia Militar, e o Governo do Estado. O caso é seguinte: ontem (sábado - 28), foi constatado pelo leitor a omissão da empresa Locavel, que presta serviço assistencial a frota de viaturas no município de Sousa, para com seu dever no contrato.
Nada menos do que três viaturas pickup, da Polícia Rodoviária Estadual, que deveriam estar nas ruas garantindo segurança, encontravam-se "paradas" na oficina devido a problemas mecânicos. Das viaturas, uma sob guarnição à cidade de Pombal e as outras duas à cidade de Sousa, ambas áreas do 14º Batalão de Polícia, com sede em Sousa. João Fábio diz que questionou o mecânico o porquê da não circulação das referidas viaturas e o mesmo salientou a necessidade de compra de peças subsidiárias que não chegariam ao valor de R$ 3 mil para o conserto, porém, a empresa responsável (Locavel) não viabilicou as peças nem o conserto das viaturas, que já faziam meses que ali estavam e sem previsão para sair.
O dono da oficina não se encontrava mas as informações prestadas por funcionários viabilizaram que a Locavel detém uma dívida monetária, por serviços prestados as viaturas locadas, de cerca de R$ 7 mil e que já vem perdurando por meses sem sequer dar satisfação no sentido de amortizar ou liquida-la. De acordo com João Fábio, nem os telefonemas se atendiam mais. Contudo o interesse maior é da oficina em prestar o devido apoio à PM, como sempre o fizera, e fazer circular as viaturas, todavia não tinha capital para financiar do 'próprio bolso' o conserto, por isso, dependia da Locadora Locavel para tal. 
Num levantamento no comércio de Auto Peças da cidade de Sousa e os estabelecimentos comerciais credenciados junto à Locadora Locavel, se constatou que a não disponibilidade de peças ou acessórios para as viaturas se dava por conta das dívidas acumuladas da Locavel e o descumprimento de todas as obrigações antes firmadas e ora não concretizadas. A Locavel é responsável por parte da frota de viaturas que presta serviços terceirizados à Secretaria de Segurança e Defesa Social,   e recebe rigorosamente em dias o repasse do Governo do Estado para manter em perfeita circulação os veículos oficiais, conforme as informações mantidas dentro da Secretaria de Finanças do Estado.
Portanto, não há como se explicar de uma tropa de policiais que mantém a ordem pública a pulso, com desvelo e comprometida para com a sociedade e, principalmente, do município de Sousa, o qual vem se destacando no combate ao crime dentro do cenário estadual. "Para surpresa o suporte, que seriam as  viaturas, ficam escarnadas como se a população não merecesse o respeito e a lisura para com os atos governamentais e a polícia fosse um depósito de descarga duma frota automotiva sem condições de circulação, mas com encargos de veículos ‘zero quilômetros’", relata João Fábio.
Em verdade, por conta disso muitas das nossas fronteiras e a nossa zona rural ficam desguarnecidas por não contarem com a sua pilastra central – a PM na sua modalidade Polícia Rodoviária Estadual – impossibilitada de realizar a sua atividade fim por não contar com o devido e necessário apoio veicular. "Espero que a população fique ciente dos fatos que circundam a Segurança Pública para poder cobrar dos responsáveis o retorno das contribuições fiscais retiradas dos nossos ganhos e salários para nos manter com o mínimo de zelo e uma real sensação de Segurança Pública dentro do nosso contexto social", disse.
"Fica aí o meu alerta, o meu dissabor e a minha ira em saber que continuamos esquecidos ou, pode-se dizer, enganados por quem detém o poder e a obrigação de zelar o bem maior da humanidade: “O SER HUMANO”, como espécie e não como objeto de favorecimento e enriquecimento de uma pouca parte da massa fétida e desumana. Reafirmo o meu compromisso de continuar fiscalizando com os olhos da justiça e a retidão nos meus atos documentados para deixar a população por dentro de tudo!", concluiu João Fábio.

Nenhum comentário: