sábado, 5 de maio de 2012

Cidadania para todos, na pártica: Ação Global 2012 atende milhares de pessoas em Itaporanga

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo. Mas, para o SESI, a Rede Globo e seus parceiros, é tempo suficiente para transformar o destino de milhões de pessoas. É assim quando ocorre a Ação Global Nacional, um mutirão de solidariedade realizado simultaneamente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. 
Na Paraíba, o programa este ano aconteceu na cidade de Itaporanga e foi aberto pelo presidente da FIEP e diretor regional do SESI, Buega Gadelha, e pelo prefeito Djaci Brasileiro, às 8h da manhã deste sábado (5), quando uma multidão já aguardava a abertura dos portões das escolas Adalgisa Teódulo e Normal Professor Francelino de Alencar Neves. Para resgatar a cidadania de muitos que ainda não estão à margem da sociedade, o evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. 
Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividade de lazer, educação e esporte. Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Também se viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro para qualquer um.
Ou seja, em dia de Ação Global, pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem consultas gratuitamente. Em muitos casos, foram diagnosticadas doenças que deveriam ser tratadas com urgência, mas ainda eram desconhecidas por seus portadores.  "É com muito orgulho que realizamos a Ação Global, em Itaporanga, uma cidade que demonstra grande vocação empresarial. Hoje daqui são exportados para outros Estados do Brasil mais de 1.300 toneladas por ano de produtos têxteis, o que só comprova o nível de expansão do setor", disse Buega Gadelha.
Durante toda semana, em Itaporanga o SESI com o apoio de cerca de 80 parceiros, e 700 voluntários realizou atendimentos nas áreas de educação, cultura e cidadania. E neste sábado (5), o objetivo era chegar a 30 mil atendimentos para 11 mil pessoas do município contemplando as áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e cidadania. "Itaporanga vive um dia de gala, nos sentimos privilegiados em sediar hoje o dia D da Ação Global. É muito importante para nós conhecer os programas e a tecnologia social utilizada pelo SESI, porque daqui vamos poder implantar algumas ações no nosso município", destacou o prefeito.
O prefeito lembrou ainda a parceria mantida com a FIEP, e destacou os resultados obtidos. "Em 2011 o SESI inaugurou aqui na cidade uma Unidade da Indústria do Conhecimento, e com isso conseguimos ampliar o nível de conhecimento e de inclusão digital da população que hoje tem acesso a internet, e ainda a leitura através de um imenso acervo de livros", frisou. Considerada um dos principais polos têxteis da Paraíba, Itaporanga exporta mensalmente, de acordo com a prefeitura, mais de um milhão de quilos de produtos do segmento. A cidade - considerada 'Capital do Vale do Piancó' - vem expandindo o número de empresas do setor, que tem sido contemplado diretamente com as ações do SESI e SENAI.
Diretora da Itatex Indústria Têxtil, Danielle Fernandes ressaltou a importância da Ação Global. "É um prazer receber este evento aqui na cidade, e principalmente por saber que ele acontece graças a contribuição das indústrias, hoje nós temos o privilégio de sediar o dia D da Ação Global, onde está presente o trabalho voluntário das indústrias realizado por empresas e instituições aqui de nossa cidade", pontuou. A Ação Global é uma realização do SESI e da Rede Globo, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida de populações menos favorecidas. 
Desde 1995, quando a Ação Global passou a ser realizada em todo o país, mais de 16,8 milhões de pessoas foram beneficiadas, cerca de 27,3 milhões de atendimentos realizados e mais de 1,6 milhões de documentos emitidos. (com Diego Araújo)
Abaixo, você confere algumas imagens do evento [é só clicar para ampliar]:
 
 
 
 

Nenhum comentário: