quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rumores começam a ganhar corpo e deputado federal RR admite realinhamento entre grupo Cunha Lima e o PMDB

Prefeito Veneziano e o senador Cássio durante bate papo
Desde o ano passado rumores do realinhamento entre o grupo Cunha Lima e o PMDB na Paraíba vinha sendo tratado nos bastidores, quando o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o prefeito Veneziano (PMDB), de campina Grande, protagonizaram àquele celebre encontro em prol de uma unidade da AACD na 'Rainha da Borborema'. A coisa já aconteceria agora nas eleições de 2012 e continuaria em 2014. Claro que nenhum do dois grupos iria admitir isso, naquele instante. 
Pois bem, eis que nesta quinta-feira (3) essa possibilidade começa a ganhar corpo diante das declarações do deputado federal Romero Rodrigues (PSDB), pré-candidato a Prefeitura de Campina Grande, de que pode sim haver uma união entre os grupos com vistas às eleições deste ano e a próxima [de 2014] para sucessão estadual. O resultado vingaria na eleição do senador Cícero Lucena (PSDB) e o próprio Romero, respectivamente, em João Pessoa e Campina Grande.
Diz a sabedoria popular: "quando alguém jura, está mentindo". Ora, por que o senador Cássio insiste tanto em dizer que não é candidato ao Governo em 2014? Repetidas vezes - e em todas as entrevistas concedidas - enfatiza sua inapetência em voltar ao Palácio da Redenção. Mas, lembra "subliminarmente" ao povo, que é elegível (?). Como todos sabem, foi Cássio quem elegeu Ricardo, com tudo contra. Não à toa o tucano é a maior liderança política da Paraíba.
Outra: ao se recusar a dar conselhos ao governador Ricardo Coutinho, Cássio justifica "não serei tutor". Ao mesmo tempo, "recomenda" a construção de pontes entre o Legislativo e o Executivo. Como sabemos, o governador Ricardo Coutinho não tem bancada na Assembléia, se dispõe de cinco deputados é muito. Com esse cenário, começa a se desenhar de forma favorável o retorno da união entre os Cunha Lima e o PMDB.
Isso porque a oposição de hoje se unirá em torno de Cássio [e não de Veneziano] como única alternativa para derrotar Ricardo Coutinho em 2014. O tucano nada tem a perder... Agora, caso ele continue do jeito que está o candidato oposicionista será o 'cabeludo'. Todos podem se questionar: e o que Veneziano ganha com isso? Sendo candidato ao Senado Federal numa chapa com Cássio, Campina consagra mais de 90% dos votos neles e a Família Vital ficaria com dois senadores [Vitalzinho e Veneziano], uma deputada federal [Nilda Gondim, mãe de ambos] e uma estadual [Ana Cláudia, esposa de Vené].
Quando questionado sobre a possibilidade de realinhamento, o deputado Romero Rodrigues disse que: "Eu espero que a gente ganhe as eleições no primeiro turno e vamos trabalhar para isso. Caso não ocorra, estou apto e aberto a conversar com qualquer pessoa...". Continua: "Nós temos que trabalhar, não apenas eu, mas quem quer o bem a Campina... primeiro, acabar com essas picuinhas de divergência pessoal e política e tentar unir a classe política em torno do bem maior que é a nossa cidade", frisou. Finalizou dizendo que não vai fugir disse e que é capaz de mudar o discurso em função de qualquer coisa: "Eu acho que se tiver de construir um projeto seja quando for, agora, em 2014 ou em 2016, temos que construir projetos de unidade em torno da cidade". 
Portanto, enquanto o governador Ricardo Coutinho amarga enormes índices de rejeição na cidade, Romero Rodrigues dá pistas de que é possível sim o realinhamento entre o grupo Cunha Lima e o PMDB. "Não tem essa de vetar conversa com ninguém", declarou. É bem lembrar que em dezenas de municípios a união entre PSDB e PMDB já tem prosperado e será protagonista nas eleições municipais deste ano.

Nenhum comentário: