sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Governador RC decide acionar reitora Marlene Alves, da UEPB, por improbidade junto ao Ministério Público

O governador Ricardo Coutinho (PSB) decidiu abrir mais outra frente de batalha contra a magnífica reitora da Universidade Estadual da Paraíba, a professora itaporanguense Marlene Alves. O procurador-geral Gilberto Carneiro acaba de de acionar a UEPB por improbidade administrativa junto ao Ministério Público Estadual. Na denúncia, a reitora é acusada pela Procuradoria por prática de nepotismo, contratação indevida e favorecimento de funcionários. A acusação já se encontra em poder do promotor Hebert Targino (Educação) em Campina Grande, a quem cabe encaminhar o processo.
Segundo a denúncia, os atos da reitora implicaram em um aumento significativo de despesas da instituição da ordem de R$ 37 milhões (aumento de 38% na folha de pessoal, entre 2008 e 2011), gastos sem a devida autorização do Poder Legislativo. Marlene Alves, já notificada pelo Ministério Público, terá um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa. O promotor já avisou em Campina que a reitora poderá responder por crime de improbidade, desobediência (caso não apresente sua defesa) e prevaricação.
Existe um contencioso entre o governador e a reitora, desde o início do ano passado. Marlene acusa Ricardo Coutinho de não repassar os recursos previstos na lei de autonomia da UEPB, uma diferença a menos que já estaria na casa dos R$ 120 milhões. De forma surpreendente, o Diário Oficial do Estado, na edição desta quinta-feira (3), trouxe a relação dos aprovados nos concursos públicos da UEPB, que há muito era cobrado pela reitora. As vagas são para o quadro técnico administrativo e para docente. (com HelderMoura)

Nenhum comentário: