sábado, 4 de agosto de 2012

Confira artigo do Dr. Iasley Almeida - 'Itaporanga Politizada'

* Dr. Iasley Almeida
A cada dia tenho a certeza que Itaporanga está se tonando uma cidade politizada, onde os cidadãos passam a ter conhecimento e serem mais conscientes de seus direitos e deveres políticos.
Não confundamos Política com Politicagem. A Política é intrínseca a nossa vida em sociedade e consiste na organização, gestão e administração dos negócios e bens públicos. Sob uma ótica político-democrática é a atividade dos cidadãos para a escolha dos desígnios de seu município, estado ou país, seja exercendo sua capacidade eleitoral ativa, através do voto, seja se candidatando a um dos cargos que decidirão a concretização dos anseios sociais.
A Politicagem fundamenta-se em mecanismos vis de troca de favores e discussões pessoais sem qualquer preocupação com o povo e com o que é do povo. É a política mesquinha de interesses pessoais. 
Em uma política baseada em um espírito democrático não existe separação de grupos por instrumentos e inimigos. Pois o que se está em jogo é comando dos interesses e ideias de bens públicos em busca de uma situação ideal de convívio social, asseguradas as garantias primordiais do ser humano: a saúde, a educação, a segurança, o lazer, etc.
é hora de refletir. Decidir qual destino que cada um de nós quer para nosso município, decisão esta baseada em um juízo de satisfação coletiva e de se exigir o cumprimento dos nossos direitos assegurados por lei e pela Constituição Federal.
Em um processo de evolução político-social as vezes precisamos de renovação e oxigenação dos mecanismos propulsores da engrenagem pública. Destravar uma administração que não oferece ou não consegue oferecer os aparatos para concretização dos anseios da sociedade itaporanguense.
Basta apenas circular pelas ruas e bairros de Itaporanga e conversar com as pessoas para que possamos identificar as reivindicações mais prementes e escolher e implementar as medidas mais adequadas para solucioná-las.
* Delegado de Polícia Civil e Professor Universitário

Nenhum comentário: