quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Família Barros comemorou em grande estilo os 90 anos de sua matriarca - Antônia Henriques Barros

Matriarca da Família Barros, Dona Antônia Henriques Barros comemorou semana passada seus 90 anos de vida bem vividos em grande festa na Casa de Festas Gracejo, em João Pessoa [aonde reside]. A família toda reunida recebeu convidados, familiares que moram distantes que prestigiaram esse importante momento. Dona Toinha Barros é um exemplo de mulher de fibra e guerreira, que com tantas dificuldades da época, ao lado do marido o ex-vice-prefeito de Itaporanga [fotógrafo] José Barros, criou seus filhos com muito carinho e amor e hoje estão aí com famílias constituídas e bem sucedidos.
Na oportunidade foi celebrada uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo Monsenhor João Eudes, quando foram lembrados diversos momentos que marcaram os 90 anos da aniversariante. Depois de receber as homenagens do marido, dos filhos e filhas, noras e genros, e netos, que se pronunciaram e cantaram durante a celebração, ela cortou o bolo e deu início a festa. Dona Toinha Barros prosseguiu um verdadeiro mandato de construir uma família com princípios e formação sólida, forjada no trabalho e na dedicação ao bem-estar coletivo.
Destacamos na trajetória de Dona Toinha um aspecto que certamente marcou a vida de muitas mães brasileiras que viveram esses 90 anos da nossa história. São os anos em que o Brasil vivencia a urbanização e a industrialização. A cidade passa a ser o horizonte de realização da sociedade brasileira, com os empregos nas fábricas que emergem nas regiões dinâmicas, a telefonia, o telégrafo, o transporte por via férrea e depois as grandes rodovias que cruzam o país de Sul a Norte e de Leste a Oeste.
Momento em que todos cantaram Parabéns...
A influência do rádio e depois da televisão, influenciaram as idéias, as aspirações de ser e de ter e os destinos dos jovens que passam a competir por um espaço físico nas cidades e por bens de consumo que simbolizam o sucesso numa sociedade capitalista emergente. Foram os 90 ano em que o Brasil reconfigurou, cem anos depois da Europa, a paisagem humana das suas zonas rurais. O ideário de educar os filhos e habitá-los para a vida nas cidades orientou as famílias camponesas que compartilhavam essa visão de progresso. 
Melhorar a vida dos filhos se tornou uma missão geracional. vencer pelos estudos, uma visão e uma estratégia de ascensão social pela inteligência individual e pela motivação coletiva. Famílias íntegras, unidas por valores sólidos e coesão interna foram as melhor sucedidas. A família de seu Zé Barros e Dona Toinha estava entre essas. Viveram a maior parte de suas vidas tendo a filosofia empresarial de trabalho, de gerenciamento do tempo e do conhecimento como um laboratório do que havia de mas avançado no sistema capitalista.
Momento do brinde: Dona Toinha com o marido Zé Barros e os filhos, que são em número de dez: Erasmo, Francisca, Lurdes, Eládio, Assis, Zeca, Maria do Carmo, Maria da Penha, Magna e Damião.
Nascida no Sítio Socorro, no município de Diamante, em 20/07/2012, Antônia Henriques Barros - filha de Pedro Henriques dos Santos e Maria Cândido Henrique. Nesses noventa anos, também tivemos o evento de uma ditadura militar de vinte anos e um movimento político nas entranhas da sociedade brasileira na luta pela democratização. Nesses 90 anos viramos o século XX e os acontecimentos na base do conhecimento e das tecnologias que transformam as sociedades rapidamente.
O Brasil mudou muito e nós com ele. Se vê diante do desafio de absorver as boas conquistas do progresso sem desfigurar suas características naturais e singulares. Continuamos querendo vencer pela educação, pela formação qualificada, por uma cultura de justiça e solidariedade. Nesse novo século, os ensinamentos das mulheres brasileiras como Dona Toinha Barros permanecem modernos e muito úteis para as novas gerações. 
José Barros e seus primos: Dr. Marleno Barros [ex-prefeito de Itaporanga], Dr. Osais Barros, Toinha Vieira, Nilma Franco e o filho Erasmo
 Seu José Barros e Dona Toinha com os sobrinhos
O casal com os netos: Renata, Lucas, Diogo, Maria Raquel, Felipe, Caroline, Pedro Henrique, Mayra e Itálo. 
A Missa em ação de Graças pelos 90 anos de vida de Dona Toinha foi celebrada pelo Monsenhor João Eudes

Um comentário: