sexta-feira, 17 de maio de 2013

Allan Cloves explica na Câmara porque a SITrans ainda não foi instalada em Itaporanga: "Não posso definir prazo porque depende do Denatran".


Convocado pela Câmara Municipal de Itaporanga para dar explicações sobre quando irá ser instalada a SITrans (Superintendência Itaporanguense de Transporte e Trânsito) e passará atuar no desenvolvimento de suas atividades, o comerciante Allan Cloves Dantas Franco, nomeado para o cargo de superintendente em janeiro passado pelo prefeito Audiberg Alves (PTB), esteve na Casa, durante a sessão de ontem, respondendo à questionamentos levantados pelos vereadores.
A autarquia tem status de secretaria e é responsável pela implementação de políticas públicas voltadas a coordenação do trânsito na cidade e, consequentemente, a implantação do sistema em Itaporanga. No entanto, são generalizadas as queixas e reclamações da população diante do transtorno e caos que existe hoje nas principais avenidas com a desorganização do trânsito. Inclusive, a cidade ainda está sem qualquer sinalização, vertical ou horizontal, devido a não implantação e atuação da SITrans.
Allan Cloves disse que apesar de criada, na gestão passada, por meio de decreto a SITrans para ser instalada ainda depende de autorização do Denatran e Detran, o que já está sendo providenciado por uma advogada (Shirley) contratada para esse fim. Por conta disso, segundo o superintendente da SITrans, a sinalização vertical e horizontal das principais avenidas da cidade ainda não pode ser colocada. "A gestão anterior fez o decreto mas não havia um regimento, o qual já estou com a minuta e quando o prefeito chegar de Brasília, neste sábado, irei apresentá-lo para ele assinar um decreto, inclusive, nomeando três servidores para atuar junto comigo", explicou Allan.
Ele informou que somente o município de Piancó tem sua municipalização do trânsito reconhecida pelo Denatran e Detran. Ao ser questionado sobre a definição de uma data para a instalação do órgão, Allan disse não poder definir tal prazo: "Não posso definir um prazo para colocar em prática a SITrans porque depende do Denatran". O presidente da Casa, então, levou ao conhecimento do plenário que já há uma ação em tramitação no Ministério Público com relação à responsabilidade pelo trânsito em Itaporanga. "A Polícia Militar diz que a responsabilidade é do Município, haja vista, que foi municipalizado...", disse Jacklino.
Indagado pelo vereador Ricardo Pinto se já havia um planejamento a curto e médio prazo no sentido de  amenizar os transtornos causados pelo caos instalado no trânsito de Itaporanga, Allan Cloves afirmou que no momento em que estiver atuando retornará à Câmara para fazer um balanço de suas atividades. "No momento não tenho muito o que falar porque não estou atuando. Quando estiver virei aqui mostrar o que está sendo feito", pontuou. Por sua vez, o vereador disse que "se depender de Brasília não saberemos quando isso será instalado, porque as coisas andam muito devagar..."
Ao final, o propositor do requerimento convocando o superintendente da SITrans, Ricardo Pinto, que fora aprovado por unanimidade semanas atrás, e o presidente Jacklino Porcino, agradeceram em nome dos demais a presença de Allan Cloves na Casa. O presidente convidou para fazer parte da mesa, nesta sessão, além do superintendente da SITrans, o Chefe de Gabinete, Welton Tomaz, e o servidor aposentado da CEF Alex Soares Padilha, da PNHR Consultoria, que pediu espaço na tribuna para falar sobre programa habitacional para construção de casas na zona rural. 

Nenhum comentário: